Para celebrar o Dia da Educação, comemorado nesta quinta-feira, dia 28 de abril, o Museu da Energia de Salesópolis oferecerá, a partir de terça-feira (26) até 1º de maio, a atividade especial "Origens do Solo".
Aproveitando as potencialidades do museu, que se encontra instalado em área de 135 hectares de floresta de Mata Atlântica, a ação educativa tem o objetivo de apresentar ao público o processo de origem, formação e transformação do solo, promovendo uma aula de Ciências ao ar livre. 
A ação é voltada a todos os públicos e não há necessidade de inscrição. O museu fica na Estrada dos Freires, Km 6, Freires, e funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Os ingressos custam R$ 4, com meia-entrada para determinados públicos e condições promocionais. Mais informações pelo telefone 4696-1332 e 99115-0020 ou pelo e-mail [email protected].
Além de utilizar os recursos do próprio terreno do museu, a atividade também será conduzida na sala "Espaço das Águas", onde o público poderá entrar em contato com amostras de quatro tipos de solo: argiloso, arenoso, saibro e humífero. "A ideia é suscitar uma reflexão sobre os tipos de solo e o tempo que demoram para serem formados. Vamos abordar temas como vulcões, rochas, ações naturais que atuam nas rochas, intemperismo e meio ambiente", explica Fernando Maia, biólogo e educador do Museu da Energia.
Comemoração
O Dia da Educação foi decretado em 28 de abril de 2000, por meio de um documento assinado por representantes de 180 países durante a Cúpula Mundial da Educação, realizada em Dakar, no Senegal. Na ocasião, os membros do Fórum estabeleceram metas.