A Secretaria Municipal de Cultura abre nesta quinta-feira a exposição "Que santo é aquele que vem na charola?", alusiva à Festa de São Benedito, que pode ser vista no Casarão do Carmo (rua José Bonifácio, 516, Centro Histórico), das 8 horas ao meio-dia, e das 13 às 17 horas. A exposição reúne pinturas feitas em avental por artistas convidados e é gratuita. Tradicional em Mogi das Cruzes, a Festa de São Benedito acontece neste domingo e conta com extensa programação religiosa, além da conhecida quermesse. Mais informações sobre podem ser obtidas pelo telefone 4725-3448 (Casarão). A exposição segue até o dia 30 de abril. 
O avental, objeto da exposição, tem forte ligação com São Benedito, que nasceu no sul da Itália, em 1524. Após passar alguns anos junto a franciscanos eremitas, ingressou no convento, também franciscano, em Palermo, onde desempenhou a função de cozinheiro. Por este trabalho, São Bendito foi "adotado" popularmente como o padroeiro da cozinha. Ainda hoje, no Brasil e em muitos lugares do mundo, é comum encontrar imagens do santo nas cozinhas, desde as mais simples até as mais sofisticadas.
Para reunir os aventais da exposição, foram convidados artistas e artesãos e cada um deles traz, com técnica e estilo próprios, o seu modo de ver a festa e de homenagear o santo. Em Mogi das Cruzes, a comemoração acontece há mais de cem anos e possui um público fiel e cativo, além de mostrar toda a riqueza da cultura popular, por meio das congadas, marujadas e moçambiques. O objetivo da exposição é, de forma criativa, valorizar essa manifestação de fé e de cultura popular.