Fundada em 1976, a Escola de Samba Vila Industrial foi a campeã do Carnaval 2016, e, embora o título tenha sido conquistado em fevereiro, o grupo já pensa no ano seguinte. "Já estamos trabalhando para o Carnaval de 2017, que terá como tema as árvores Yggdrasil", conta o presidente da escola, Emerson Rodrigues da Silva, o Lezinho.
O lançamento oficial do samba acontece no dia 16, na festa de comemoração dos 40 anos de fundação da agremiação. O evento reunirá os casais de mestre-sala e porta-bandeira, os intérpretes, a bateria, além de sambistas e músicos que farão uma roda de samba como nos velhos tempos. O endereço é rua João Cardoso dos Santos, 610, na Vila Industrial.
Lezinho explica que, para começar a preparar o Carnaval, é passado para o diretor responsável o tema, e ele inicia a pesquisa. "Depois, avaliamos o custo do enredo e se a escola consegue produzir um bom Carnaval. Se sim, iniciamos as compras dos materiais, se não, mudamos o tema até conseguirmos encaixar toda a proposta em nosso orçamento".
Sobre a escola, o presidente afirma que surgiu em uma roda de samba de domingo, entre amigos. "A vermelho e branco surgiu de um bate-papo, e sempre passou por dificuldades financeiras, que superamos com comprometimento, dedicação e inovação, e continuaremos inovando. Hoje temos, também, alguns trabalhos sociais e atividades que beneficiam a comunidade, além de outros projetos. Estamos na luta para ampliar e atingir nossos objetivos, e um deles é fazer da nossa quadra um local de atividades diárias para diversas idades", conta. Com a sensação de dever cumprido, o presidente afirma que é uma gratidão fazer parte da história da cidade e do Carnaval mogiano. (K.C.)