O espetáculo "O Flautista de Hamelim" é a atração deste domingo do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A obra da EK Produções, destinada ao público infantojuvenil, será apresentada às 11 horas. A entrada é gratuita. O espaço mogiano fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no centro.
A produção traz a história de uma rainha que não tem nenhum conceito de higiene e limpeza, e, por conta disso, transforma o seu reino num verdadeiro lixão. A situação causa uma infestação de ratos, para o desespero da população. Para combatê-los, ela contrata um flautista, cujo som de sua flauta encanta os ratos, levando-os para fora do reino.
Resolvido o problema, o flautista volta para receber da rainha a quantia combinada para o serviço, mas ela se recusa a pagar. Indignado, ele resolve tocar sua flauta e levar todas as crianças do reino. De forma interativa, o espetáculo mostra a importância o cumprimento da palavra numa verdadeira lição de saúde e boas maneiras. A história destaca, também, que, sem higiene, o meio ambiente e o planeta ficarão doentes.
O texto é uma adaptação do conto folclórico, que se tornou um clássico infantil pelas mãos dos Irmãos Grimm.