O ensino da música nas escolas vai além da profissionalização, influenciando, principalmente, no comportamento, organização, sociabilidade, coordenação, entre outros aspectos da formação dos jovens. Esta é a avaliação do maestro Aguinaldo Pires, responsável pelo projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes", da Secretaria Municipal de Educação, na Escola Municipal Wanda de Almeida Trandafilov.
"Temos alunos que foram para a rede estadual, mas continuam no projeto, e sempre nos falam que eles são diferenciados, mais atenciosos. A música só traz benefícios sejam cognitivos, morais, éticos, o que já é comprovado no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo", ressalta Pires.
Segundo ele, os estudantes e os pais aprovam a iniciativa. "Eles não faltam, chegam até mais cedo. Pelo fato de participarem do período integral, ficam mais tempo para a aula de música. A diretora (Sandra Helena dos Santos) fez uma pesquisa com os pais sobre a escola e o projeto recebeu a avaliação ótimo e excelente", destaca. (K.B.)