A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abre hoje o processo de inscrição para a Orquestra Sons da Educação, voltada para alunos da rede municipal de ensino. Os pais ou responsáveis dos estudantes que desejam ingressar no projeto têm até o dia 3 de março para fazer as inscrições nos polos de música, que são as Escolas Municipais de Ensino Básico Professor Walter de Almeida Monteiro (Rua Padre Eustáquio, 1.110, em Calmon Viana), Estância Hidromineral de Poá (Rua Padre Simon Switzar 117, no centro) e Complexo Educacional Poaense (CEP) Professor José Antônio Bortolozzo (rua Deputado Nelson Fernandes, 230, na Cidade Kemel).
Segundo a Secretaria de Educação, podem participar do projeto os alunos a partir de 8 anos de idade. No ato da inscrição, os pais ou responsáveis precisarão apresentar os documentos pessoais, como RG, e da criança, o comprovante de matrícula da unidade de ensino municipal onde estuda. O horário das inscrições será das 8 às 16 horas, hoje, amanhã e quarta-feira. "É um importante e belo projeto, pois desde cedo as crianças já são colocadas em contato com a música", afirmou a responsável pela pasta.
Após o término das inscrições, as aulas, que serão realizadas em cada polo, uma vez por semana, devem começar em no máximo 20 dias e seguem pelo ano. Conforme explica o maestro Alessandro Lamattina, os alunos terão iniciação musical e também prática de instrumentos, como os de corda, metais, madeiras e percussão.
Atualmente, a Orquestra Sons da Educação conta com 60 alunos em nível avançado, ou seja, que já tocam e se apresentam, uma vez que são convidados a participar de eventos no município e em outras cidades. Em nível intermediário são 200 alunos em aprendizado e os iniciantes serão aqueles que se inscreverem agora no mês de março.