As noites de segunda-feira dão um colorido diferente ao Espaço N de Arte e Cultura, em Suzano. Isso porque artistas do Alto Tietê e de São Paulo ocupam a sede do Teatro da Neura para a produção do espetáculo "Nossa Senhora dos Afogados", baseado na obra "Senhora dos Afogados", de Nelson Rodrigues, que tem estreia prevista para junho. Os encontros são oriundos de um chamamento que a companhia teatral abriu no início do mês passado e contou com mais de 40 pessoas interessadas, destas quais 30 foram selecionadas.
Com duração de três horas, as reuniões são marcadas por muito aprendizado e trocas de experiências entre os participantes e os integrantes do Teatro da Neura, que compartilham os seus conhecimentos em preparação vocal, corporal, montagem e estudos dos escritos de Rodrigues. O dramaturgo, conhecido pelos livros "Os Sete Gatinhos", "Dorotéia" e "A Mulher Sem Pecado", inspira os trabalhos do grupo e tem a sua obra frequentemente adaptada pela companhia teatral.
Sob orientação do dramaturgo e diretor Antônio Nicodemo, os encontros reúnem 28 atores, uma fotógrafa e uma figurinista, que têm a liberdade de compartilhar experiências em suas áreas de atuação, com a finalidade de enriquecer a montagem e vivenciar, apesar do curto período, parte dos preparativos que o Teatro da Neura passa para a concepção de um espetáculo.
"Cada segunda-feira tem algo diferente para ser trabalhado e mesmo com o pouco tempo que temos, mostramos aos participantes como é a estrutura do Teatro da Neura quando trabalhamos em uma montagem. Todos são sensacionais, inteligentes e estão entendendo o Nelson que queremos mostrar. 'Nossa Senhora dos Afogados' vem para retratar a vertente mística do dramaturgo, com o mar de sua infância e que resgata Pernambuco", comenta Nicodemo, que também é fundador da companhia teatral suzanense.
Experiência
A figurinista Érika Grizendi, que é formada em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, é a responsável pela concepção do figurino de "Nossa Senhora dos Afogados" e, a cada encontro, traz uma ideia nova para a produção. Ela participou por dois anos da equipe de figurino de ópera do Teatro Municipal de São Paulo. Já a publicitária Loraine Gomes é a responsável pelo registro fotográfico dos encontros. "Essa é a primeira vez que registro algo do teatro e tem sido uma experiência gostosa, porque sempre tive vontade de trabalhar com a área cultural", finaliza.