A partir desta terça-feira, o público que visitar o Museu da Energia de Salesópolis e sua centenária usina hidrelétrica poderá participar da ação educativa "Aproveitamento de Água Pluvial". A atividade, realizada em função do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, visa promover a prática do consumo consciente ensinando os visitantes a produzirem um equipamento caseiro para o aproveitamento de água da chuva.
A oficina acontece até o próximo domingo, sendo oferecida juntamente com os roteiros de visita do espaço, todos os dias, das 10 às 15 horas. Não há necessidade de inscrição. O museu fica na Estrada dos Freires, km 6, Freires. Os ingressos custam R$ 4, com meia-entrada para crianças até 7 anos e estudantes com carteirinha. Professores, pessoas acima de 60 anos e moradores de Salesópolis mediante comprovação de residência não pagam. Mais informações pelos telefones 4696-1332 e 9-9115-0020, ou pelo e-mail
[email protected]
Com materiais simples, como cano de PVC e uma telha, a equipe educativa do museu irá mostrar uma alternativa prática para captar e armazenar a água do telhado de uma residência, de forma a estimular uma reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e a necessidade de sua economia. A ação educativa também objetiva levar a população de Salesópolis a refletir sobre como a preservação dos mananciais. "Além de poupar os reservatórios, a água pluvial ajuda a reduzir custos com a conta de água, uma vez que pagamos pelo seu tratamento. Ela pode ser utilizada para lavar quintais, carros, regar plantas, como também para a descarga no vaso sanitário", explica o biólogo Fernando Maia, educador do Museu da Energia de Salesópolis.