Quem for até o campus da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) nesta sexta-feira poderá conferir mais uma edição do projeto Mimese: Cineclube da Comunicação Social da UMC, com a exibição do filme "Memórias do Subdesenvolvimento", e também a exposição "VôVó", com fotografias produzidas pelos alunos de Jornalismo e de Publicidade de Propaganda. Os dois eventos têm entrada gratuita e são abertos para a comunidade.
O Cineclube, que tem curadoria do professor Guillermo Gumucio, ocorre duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras, a partir das 14 horas, no Auditório do Centro Cultural. Neste mês, o projeto discute as dicotomias entre culturas, os sistemas cultuais e seus enquadramentos em classes sociais.
"Memórias do Subdesenvolvimento", que será exibido hoje é uma produção cubana de 1968, com direção de Tomás Gutiérrez. Retrata o país dos anos 1960 e conta a história da família e de amigos de Sérgio (Sérgio Corrieri), que logo após a revolução abandonam a ilha e partem para Miami, nos Estados Unidos. Subitamente sozinho em Havana, ele acompanha as mudanças e conhece a jovem Elena (Daisy Granados).
Fotografia
No hall do Centro Cultural, o público poderá conferir até o dia 7 de abril, fotografias produzidas pelos alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda.
A mostra "VôVó" traz um registro de olhar delicado à terceira idade, um trabalho com iluminação natural - de janela, fundo branco, que teve como objetivo explorar as singelas expressões e as histórias que cada rosto nos entrega apenas com um sorriso e um olhar, nada mais, pois o tempo fala por eles. A orientação foi do professor Claudinei Nakasone. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. A entrada é realizada pela portaria 1, localizada na avenida Doutor Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, Centro Cívico.