A partir de hoje e até o dia 16 de março, a companhia de teatro BuZum! chega aos municípios de Santa Isabel, Arujá e Guararema para apresentar a alunos da rede pública de ensino 36 sessões gratuitas do espetáculo "Máquinas". As crianças receberão um teatro de papel com personagens para montar, um brinde que lhes permitirá experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças.
As apresentações do BuZum! na região do Alto Tietê integram a itinerância de "Máquinas" por 36 cidades nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em projeto apresentado pelo Instituto CCR e patrocinado pela CCR NovaDutra, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Veja a programação completa no quadro nesta página. 
Em "Máquinas", os bonecos criados pelo BuZum! ensinam as crianças sobre a evolução dos meios de transporte de uma forma lúdica e criativa ao representar uma história de amor que atravessa os tempos. Para agradar a sua amada, o protagonista inventa diversos meios de transporte para chegar à Lua e ganhar o seu tão desejado beijo de amor.
Os personagens fazem uma viagem no tempo, percorrendo desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, de carro, até a invenção do foguete. A peça tem autoria de Beto Andreetta e Mari Gutierrez, direção de Wanderley Piras e trilha sonora de César Maluf.
Aprendizado
Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o "Livro do Professor", um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. "São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português e matemática", conta a coautora Mari Gutierrez.
Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas.