Hoje, o Teatro Vasques será palco do lançamento do novo disco do músico Nailor Proveta. O álbum, que recebe o nome "Coreto no Leme", é uma homenagem à cidade natal do artista e traz grandes lembranças do início de sua carreira musical. Na apresentação desta sexta-feira, que tem início às 20h30, o público, além de aproveitar um show especial, terá a oportunidade
de adquirir o disco que marca o 15º trabalho solista de Proveta. O Vasques está localizado na rua Doutor Corrêa, 515, no Largo do Carmo. A entrada é gratuita, mas a recomendação é que os interessados cheguem com uma hora de antecedência para a retirada dos ingressos.
"Este álbum é um encontro entre meu passado e futuro. De maneira harmoniosa eu fiz um resgate de histórias e canções que escrevi no início da carreira. Elas trazem lembranças da época em que tocava em coretos no Leme", explica proveta. Representando fases da carreira do artista, "Coreto no Leme" inova na formação e instrumentação. "Busquei fazer uma homenagem à minha cidade, relembrando os meus primeiros festivais, os quais me levaram ao artista que sou hoje. Tenho canções escritas há tempos e algumas novas em parceria com os meus amigos Edmilson Capelupi e Edson Alves, que foram convidados para o projeto", completa.
A proposta em juntar as diversas fases da carreira fez com que o disco trouxesse todo esse resgate de forma moderna. O artista optou pela formação musical de um quarteto de cordas. "É uma instrumentação diferente. Não será uma banda e sim um quarteto de cordas. Isso permitiu um ar diferente para o disco", afirma o músico.
"Coreto no Leme" contém 13 faixas e começou a ser produzido em março do ano passado. "Eu já tinha algumas canções escritas e outras comecei a compor quando decidi fazer do disco uma realidade. Chamei amigos que ajudaram na composição e estarão no palco comigo. O resultado ficou uma linda homenagem à minha cidade. Apesar de não ficar mais lá, por conta do meu trabalho, gosto de presentear e reviver tantas lembranças com o que sei fazer", diz o músico.
Para o show de hoje, a proposta é intimista e o objetivo é proporcionar ao público uma apreciação completa da música. A expectativa são as melhores possíveis, já que o artista tem amigos na região e reconhece o aumento de público para a música instrumental. "Vai ser um show para a família toda. De maneira intimista e com som de qualidade vou mergulhar em memórias afetivas. Apesar de anos na música, não esqueço minhas origens musicais, gosto de relembrar e incentivar a música do interior", ressalta.
A Carreira
Natural do Leme, cidade do interior de São Paulo, Nailor Proveta é compositor, saxofonista e clarinetista. Atualmente líder da Banda Mantiqueira, formada em 1993, ele conta com 15 discos solistas lançados e diversas participações em discos de amigos e parceiros. Filho do multi-instrumentista Geraldo Azevedo, a música apareceu de forma natural em sua vida. "Eu venho de uma família de músicos, então, ela sempre esteve presente na minha vida. Aos sete anos de idade eu comecei a tocar e estudar música. Participava de coretos quando jovem", relembra.
No auge de seus 14 e 15 anos, as maiores lembranças do músico são suas apresentações musicais com o seu pai em bailes e festas de fins de semana de sua cidade. "Lembro que, por meio desses eventos, que realizávamos aos sábados, fui convidado para uma orquestra, que logo me proporcionou morar na capital paulista. Estudei música e, desde então, não parei mais", comemora. Mais informações sobre o artista e a sua Banda Mantiqueira no site www.bandamantiqueira.com.br ou na página do Facebook do grupo. (Estagiária sob supervisão de editores)