A montagem da estrutura que vai abrigar os foliões do "Guararema Folia" 2016 teve início logo no início da semana. O Carnaval filantrópico de Guararema começa hoje e segue até terça-feira, na Área de Lazer Professora Luana Bernardo José dos Santos, que fica na alameda Vereador Paniágua, no bairro Nogueira. Neste ano, por conta da crise financeira que assola o País e, que levou alguns municípios do Alto Tietê a cancelarem o evento, a estrutura e o investimento nas atrações da festa foram reduzidos.
Os ingressos com valor antecipado custam R$ 20 (por noite) e R$ 60 (pacote para quatro noites). Os bilhetes podem ser adquiridos até o meio-dia deste sábado, nos seguintes pontos de venda: Adega do Barba (centro), Supermercado Monteiro (centro), Mercado Barão (centro), Portal Modas (centro), Bar da Silvana (Parateí/Galeto) e Mercado da Dinha (Parateí). As entradas para o Flex Folia e a Matinê são gratuitas. Após esse horário, os ingressos serão vendidos apenas na bilheteria durante o evento. Todo o valor arrecadado será repassado para a Santa Casa de Misericórdia e o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo. Mais informações no site www.guararema.sp.gov.br. 
A ideia de destinar o dinheiro arrecadado para as entidades filantrópicas do município é uma forma de ajudar as casas que já contam com subvenção da Prefeitura. As mesmas entidades que serão ajudadas participarão do evento voluntariamente. Mais de 50 pessoas atuarão durante os quatro dias de festa.
São responsáveis por animar a festa as tradicionais bandas de Guararema, Zanz Banda e Só Folia. Com um repertório variado, a Zanz Banda promete levantar a multidão com muito axé, pagode, sertanejo universitário e o arrocha. Já a banda Só Folia, fundada por carnavalescos veteranos da cidade, fará a alegria dos foliões com as tradicionais marchinhas. Para o público infantil, haverá matinê com músicas infantis na terça-feira, das 16 às 19 horas.
Estrutura
Com capacidade para abrigar cinco mil pessoas, a área do evento será toda fechada. No interior da área, além do palco, estarão barracas de comes e bebes e sanitários. Um forte esquema de segurança está sendo armado para que os foliões possam se divertir com tranquilidade. Além da presença da Polícia Militar, o evento contará com seguranças de empresa privada, dentro e fora da área. Ao todo serão 60 seguranças particulares e um efetivo de 40 policiais militares. Na entrada do evento haverá revista minuciosa para garantir que ninguém entre com armas ou objetos cortantes. O Conselho Tutelar também estará presente durante todos os dias para assegurar a integridade física das crianças e adolescentes que estiverem no local.