Poá se prepara para receber mais uma edição do MPBelas-Violões, Vozes e Canções. A iniciativa foi idealizada pela cantora Dolores Baiana, que, em 2008, encontrou uma maneira especial de homenagear as mulheres no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Em 2016, o evento, realizado anualmente e que se encontra em sua nona edição, ocorre no dia 12 de março, às 20h30, na área interna da Praça de Eventos, localizada na avenida Antônio Massa, 150, no centro de Poá. A entrada é gratuita, mas os convites são limitados e devem ser retirados com antecedência a partir desta terça-feira no local do evento.
"Quando decidi realizar este evento pela primeira vez, em 2008, a minha ideia era não só comemorar o Dia Internacional da Mulher, mas prestar uma homenagem à figura feminina, principalmente na música e cultura brasileira", conta Dolores. Segundo a idealizadora, no primeiro ano, apenas mulheres subiam no palco. Atualmente, com o crescimento do evento, a banda que as acompanham possui a presença masculina. E, em edições passadas, houve participações de artistas homens. O diretor musical desta edição é Anderson Karvalho, músico e amigo de longa data da artista. "Mesmo assim, mantemos o formato. As atrações principais são sempre lideradas por artistas femininas. As mulheres brasileiras são tão talentosas, gostamos de mostrar isso", completa ela.
Desde a sua primeira edição, o crescimento do evento é constante, tanto em número de público como em estrutura. A atração se tornou referência na região, e, em sua nona edição, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Estância Hidromineral de Poá. Neste ano, o evento terá palco e capacidade de público maior. "Estou feliz com o crescimento do evento. É algo que preparo com tanto carinho e receber esse reconhecimento é importante. A cada ano queremos nos superar e deixar o público ainda mais satisfeito. Lembro que, na primeira edição, eramos só voz e violão e hoje tenho uma estrutura e liberdade de criação imensa", comemora Dolores. Estando na produção do evento pela primeira vez, Oséias de Trindade ressalta a importância de uma iniciativa como esta para a cidade. "É uma homenagem muito bonita. Ser artista e cantar em eventos do Alto Tietê não é fácil, mas são tantos talentos. É um dia para celebrar as mulheres, seus talentos e, principalmente, um dia para valorizar as artistas de nossa região. Celebramos tudo do jeito que sabemos, com alegria e música de qualidade", afirma.
Temática
Durante todos estes anos, muitas artistas passaram pelo palco do MPBelas-Violões, Vozes e Canções. E, a cada edição, um novo tema conduz as apresentações. Em 2016, com a temática "Performances", a atração conta com show das artistas Gisele MPB, a própria Dolores Baiana e a convidada Dami Alves. Todos estes três shows serão apresentados e costurados com performances e participações especiais de Cristoilma. As performances dos shows terão títulos, como Mulher Gênero, Mulher Fé, Mulher Igual e Plural e, como sempre, uma surpresa preparada pela idealizadora. "Serão três shows com apresentações de quatro mulheres. A Cristoilma apresentará o evento, ligando e chamando cada show com uma performance especial. Vai ser algo diferente dos outros anos, queremos sempre inovar", explica Dolores.
O grande destaque das edições são as surpresas preparadas pela artista. É uma maneira de surpreender o público e deixar uma emoção a mais para o evento. "Cada ano preparo algo diferente. Teve um ano em que, numa das minhas apresentações, entrou um artista da Associação Cultural Opereta. O público ficou surpreso, foi interessante. Como o tema deste ano é performance, muita coisa especial vem por aí. O palco estará cheio de emoção e arte", ressalta.
Tendo o evento como um dos grandes prazeres de sua carreira, Dolores tem como projeto gravar uma edição da atração e transformá-la em DVD. "Tenho a pretensão de realizar a gravação do evento e distribuir DVDs para o público. Seria uma grande conquista e uma forma de divulgá-lo", finaliza. (Estagiária sob supervisão de editores)