Os suzanenses podem conferir até o dia 26 de janeiro as exposições "Visões das Artes" e "Um Novo Olhar" no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. A primeira ocupa o hall de entrada do prédio e a outra está montada no mezanino. As duas atividades são realizações da Secretaria Municipal de Cultura e contemplam as artes plásticas de maneira simultânea, contínua e complementar. O centro cultural fica na rua Benjamin Constant, 682, no centro de Suzano. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. As exposições têm curadoria de Pedro Neves e Policarpo Ribeiro, o Poli.
"Visões das Artes" exibe oito obras, trabalhos feitos por seis artistas em diversos estilos e técnicas. No conjunto dos trabalhos percebe-se a presença da influência do acadêmico, moderno e do contemporâneo. Cada artista, com a sua maneira e inspiração, mostra o domínio da aplicação do óleo sobre tela e madeira, pirografia e aquarela sobre madeira, além do uso de papelão e peças de computadores, dentre outros materiais recicláveis.
"Um Novo Olhar" possui 40 obras do acervo da Secretaria de Cultura, de autoria de 26 artistas plásticos, que trazem em evidência, além dos estilos citados, o surrealismo, o abstrato e o Naif, este último, com as suas linhas e formas simples que resultam em belas composições. Às técnicas somam-se a acrílica sobre tela, a xilogravura, a escultura em ferro e argila, além de outros recursos estéticos.
Balanço
Em 2015, foram feitas 53 mostras e exposições em pontos distintos da cidade, que incluem os centros culturais dos bairros de Palmeiras, Boa Vista, Colorado e Centro. Várias delas com caráter itinerante, sempre com propósito de aproximar a arte das pessoas e dar visibilidade à produção das artes plásticas e visuais dos artistas de Suzano e outras localidades.