A Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo, localizada em Guararema, reabriu na última quarta-feira, após o recesso de fim de ano, e traz uma programação especial de férias. As atrações, que vão desde oficinas, mesas de jogos, exposições e bate-papos, ocorrem até o dia 31 de janeiro. Durante todo este mês, o espaço funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 20 horas, e, aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas. A Estação fica na rua 19 de Setembro, 233, centro. Informações: 4695-3871.
"Teremos atividades todas as semanas do mês. Contamos ainda com mesas de jogos, como pingue-pongue, que as crianças adoram. Entre as atrações de maior destaque é a 'Ação em Jogo', que a cada semana é traz um jogo diferente. Também realizamos gincanas, que têm bons números de participantes", conta Luciana Rodrigues Oliveira, diretora da Estação.
Além dos jogos, a programação conta com as oficinas, que já são um marco do espaço. "Neste mês, ensinaremos a fazer pipas e cubos mágicos, coisas que chamam a atenção das crianças", completa.
Para as crianças e jovens aproveitarem as férias, as tardes na Estação Literária estão cheia de atividades. Acostumados com a presença cativa do público jovem, o centro cultural contou com a ajuda deles para organizarem parte da programação. A exibição de filmes, que ocorre em horários diversos e com temáticas diferentes, foi uma sugestão dos frequentadores. "Tivemos a preocupação de exibir filmes que eles gostem e que agradem o maior número de público. São filmes familiares, para os que possuem uma indicação maior, colocamos num horário mais tarde. Geralmente, passamos filmes com conteúdos semelhantes aos escolares ou algo para reflexão, mas nas férias será com foco no entretenimento", explica Luciana.
Neste mês, a Estação Literária também recebe a exposição "Engrenagens da Mente", do artista Belini Romano. Na ocasião, os visitantes podem conferir o acervo do artista e outros trabalhos de colecionadores, que aceitaram emprestar sua coleção para o espaço cultural. E, neste sábado, a Estação recebe o artista para um bate-papo sobre a exposição e carreira. O encontro é aberto ao público e será às 16 horas.
A pluralidade das atrações é uma das preocupações da Estação, que tem como intuito agradar a todos. (Estagiária sob supervisão do editor)