Amanhã será celebrado o Dia Nacional do Samba. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Cultura promove a eleição da Corte do Carnaval de 2016, a partir das 20 horas, no Teatro Vasques. As inscrições se encerram ontem e, até então, 16 candidatos se inscreveram para concorrer aos postos de Rainha, Rei Momo, Imperador e Imperatriz. A programação comemorativa segue na quinta-feira, com uma edição especial samba da Roda de Choro do Seu Julinho, no Casarão do Carmo. O Vasques fica na rua Dr. Côrrea, 515, largo do Carmo, e o Casarão na rua José Bonifácio, 516, Centro Histórico. Os dois eventos são gratuitos.
A eleição da Corte Carnavalesca será feita em uma única fase. Todos os inscritos deverão se apresentar com traje fantasia para julgamento no quesito samba no pé, e traje noite para julgamento dos quesitos comunicação, simpatia e elegância. As candidatas à Rainha também terão de se apresentar com traje de banho para o julgamento do quesito estética corporal. A comissão julgadora será formada por pessoas contratadas ou convidadas pela Secretaria de Cultura e, na quarta-feira, o presidente será eleito pelos membros da própria comissão.
O Rei Momo e Rainha eleitos ganharão R$ 1,5 mil cada. Já os demais vencedores receberão prêmios no valor de R$ 1 mil cada. Entre as obrigações da Corte estão visitar todas as quadras das escolas de samba participantes do Carnaval 2016, conforme calendário a ser elaborado pela Secretaria de Cultura, fazer a abertura dos desfiles carnavalescos 2016, ciceronear e acompanhar a passagem de cada uma das escolas pela Avenida Cívica, além de participar da festa de premiação das escolas
Especial 
Já na quinta-feira, os frequentadores habituais da Roda de Choro do Seu Julinho farão uma homenagem especial ao samba. A ideia é colocar o choro um pouco no segundo plano e focar nos sambistas e histórias dos sambas, desde os mais tradicionais e antigos até os mais atuais.
Como boa parte dos músicos que frequenta a roda semanal é também compositor, haverá espaço ainda para os sambas autorais, além do constante espaço aberto para quem quiser "dar uma canja". A Roda de Choro do Seu Julinho, mantida há mais de dois anos, começa às 19 horas, sempre às quintas-feiras, no Casarão.