Produzidas em Arujá, as animações "A Fábrica do Ditão", "O Herói é Você", "Pisa no Freio Zé", "O Amanhã Melhor" e "(Des)Conectado" serão exibidas no 8º Festival Internacional de CineArte para Meninos e Meninas, de 29 de novembro a 6 de dezembro, na cidade de Bogotá, capital da Colômbia. As obras foram realizadas na cidade com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAc) do governo do Estado e por meio de parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com a 3S Projetos e o Núcleo de Cinema e Animação de Campinas.
Os responsáveis por discutir os temas, criar os roteiros e desenvolver as animações são os alunos das oficinas realizadas no primeiro semestre no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente do Centro (antigo Pró-Menor), no Casarão das Artes e no Centro de Convivência do Idoso. Ontem, 500 cópias de DVDs contendo todas as obras arujaenses e mais três produzidas em Valinhos e Campinas começaram a ser entregues na cidade. Para marcar a data, uma sessão de cinema ocorreu no antigo Pró-Menor, pela manhã.
De acordo com o diretor do projeto de animação e responsável por inscrever as obras no festival colombiano, Wilson Lazaretti, o resultado superou as expectativas. "Acho que quem tiver a oportunidade de assistir vai gostar muito", disse. Também presente na exibição, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Arujá, Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan, ressaltou que "além do lazer, este tipo de atividade leva conhecimento aos alunos e isso é importante. Agradecemos ao governo estadual e aos apoiadores", afirmou. Nelson Dutra, da 3S Projetos, destacou outro aspecto importante das oficinas, o fato de elas estimularem o pensamento coletivo nos alunos.