A Orquestra Acadêmica de Suzano (OAS) recebeu menção honrosa durante apresentação no evento da fase Regional da Grande São Paulo de Música Instrumental do Mapa Cultural Paulista 2015/2016. A premiação aconteceu no Teatro Elis Regina, em São Bernardo do Campo, com a participação de nove conjuntos.
Todos os grupos interpretaram duas peças de livre escolha, sendo uma obrigatoriamente de autoria paulista. A Orquestra Acadêmica de Suzano, formada por 20 músicos, sob a regência do Maestro Rafael Vicole, foi o último a se apresentar. A orquestra interpretou "Chant Elegiaque", do compositor Savino de Bebedictis, e "Lendas Brasileiras", de Rafael Vicole.
"Chorando na Dezoito", grupo composto por cavaco, violão, sax, clarinete e pandeiro, da cidade de Itapevi foi o indicado para a Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista, que deve acontecer no próximo ano. O Mapa Cultural Paulista é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com os municípios paulistas, que visa revelar novos talentos e promover a circulação da produção cultural. 
Além de Suzano, participaram conjuntos de Carapicuíba, Diadema, Francisco da Rocha, Itapevi e Pirapora do Bom Jesus. A próxima apresentação da orquestra está prevista para o dia 13 de outubro, no 7º Encontro Cultural, atividade regular da Secretaria Municipal de Cultura. O evento acontecerá, às 19 horas, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré. A entrada é gratuita.