O Teatro da Neura, por meio das lentes da fotógrafa Giulia Martins, integra a Mostra B.A 2015, promovida pela Galeria 13, do curso de bacharelado em Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Em cartaz até esta quinta-feira, a instalação fotográfica "Quando o Mar de Tão Grande Virou Teto", que leva o mesmo nome da peça da companhia teatral, faz parte da programação dos 90 anos da instituição, comemorados em setembro. A exposição pode ser visitada das 14 às 18 horas. O centro cultural fica na rua Humberto, 1.927, na Vila Mariana, em São Paulo.
Giulia teve a ideia de desenvolver a instalação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Fotografia, cursada entre os anos de 2013 e 2014 no Centro Universitário Belas Artes. A profissional, que fotografou a peça em duas apresentações, resgatou o cenário do próprio espetáculo ao utilizar os sacos de água, pendurados em um dos ambientes da produção, como suporte para as fotografias. O projeto conta com 24 imagens. "Queria realizar uma nova pesquisa teatral e a instalação foi escolhida como suporte do TCC devido às possibilidades que este tipo de obra apresenta para a recriação do ambiente cenográfico, transformando o espaço expositivo em um ambiente imersivo", comenta a fotógrafa.
Para Antônio Nicodemo, dramaturgo e diretor do Teatro da Neura, o trabalho exposto pela fotógrafa, na Belas Artes, possibilita que o público enxergue o espetáculo por outro ponto de vista. "A instalação, que fez parte do cenário da peça em uma das apresentações, mostra como o universo do teatro e da fotografia se comunicam. De uma forma carinhosa, a Giulia participou do espetáculo e agora vemos que essa parceria está rendendo frutos, além de mostrar que o encontro artístico é sensacional", finaliza o dramaturgo. (G.P.)