O Museu do Futebol -
instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu -
comemora sete anos de fundação e preparou uma programação especial para festejar a data, que termina hoje. O Museu está com entrada gratuita e promoveu diversas atividades como jogos educativos, oficinas e bate-papo com autor. O local fica na praça Charles Miller, e o horário de funcionamento é das 9 às 18 horas. A bilheteria funciona até às 17 horas. Mais informações pelo telefone 3664-3848.
"O Museu do Futebol é um marco na cidade e na história dos museus brasileiros. Celebramos sete anos com uma programação diversificada e atraente para todos os públicos, preparada por todas as equipes do Museu", comenta Daniela Alfonsi, diretora técnica do Museu do Futebol. Juntamente com as comemorações de aniversário, ontem, o Museu recebeu a segunda edição do projeto Sabor Paulista, evento gastronômico organizado pela Rede Globo, com a presença de chefs e culinaristas, convidados para compartilhar histórias e receitas, além de diversas opções de food trucks.
Hoje, das 10 às 17 horas, acontecem as oficinas de toy art, flipbook, também conhecido como bloquinho animado, e a oficina taumatrópio. A primeira é a confecção de brinquedos em feltro, e a segunda, um modo rápido e fácil de fazer uma animação. Já, a terceira, é um brinquedo óptico inventado, em 1824, que permite entender o conceito de persistência retiniana. Quando movimentamos o taumatrópio nosso cérebro faz a junção das duas imagens. Essa experiência é um dos princípios da animação.
Os visitantes poderão experimentar o instrumento a partir de movimentos de um jogo de futebol.
Comemoração
Hoje, celebra-se também o aniversário de dois anos do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área responsável pela produção, pesquisa e gestão do acervo do museu. O CRFB contempla a primeira biblioteca pública especializada em futebol no Brasil, que hoje soma mais de 2.700 títulos.
A visita ao CRFB é gratuita e pode ser feita de terça-feira a sábado. Para comemorar, as equipes do CRFB e educadores prepararam a versão virtual da exposição "Visibilidade para o Futebol Feminino", a ser lançada na plataforma do Google Cultural Institute no mesmo dia. A iniciativa é a quarta mostra virtual do museu, que visa a divulgar, na ferramenta, parte dos acervos digitalizados sobre o tema.