Entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro de 2015, a produtora cultural Vanessa Regina de Sousa Prado, em parceria com o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS), Secretaria de Cultura e Turismo de Arujá e Secretaria de Educação de Arujá, além do apoio das empresas LMX Produções, Tower Automotive, Plenitude Design e HRM Caldeiraria, realizaram o Concurso Fotográfico Jovem Aprendiz de Arujá, com a participação de 361 pessoas. Participaram jovens das escolas municipais, adolescentes da Fundação Casa Unidade de Arujá, Instituto Pró-Menor e Centro de Convivência dos Idosos.
Os professores de fotografia, acompanhados de monitores, ministraram aulas teóricas e práticas. Máquinas fotográficas foram cedidas aos participantes para que pudessem fazer suas fotos sem qualquer custo e apostilas com mais informações foram entregues. O concurso passa, agora, para uma nova fase - a da análise e tratamento digital das fotos. Os autores das melhores fotos ganharão máquinas fotográficas digitais e suas fotos serão expostas em vários pontos da cidade, o que deve ocorrer no fim deste mês.
A proponente do projeto, Vanessa Regina, e a empresa que organiza o evento já têm planos para fazer uma segunda edição no próximo ano, dado o grande resultado desta primeira edição. Segundo um dos organizadores, Lion Andreassa, 98% dos participantes manifestaram interesse em aprender a arte da fotografia. O outro organizador, Max Mendes, ressalta que os pais das crianças ficaram igualmente entusiasmados, uma vez que recebeu várias ligações de agradecimento pela iniciativa.
Para o secretário de Cultura e Turismo do município, Júlio Yokohama, tais empreendimentos culturais, além de proporcionar cultura à população menos favorecida, estimula o lado artístico dos jovens e adultos, amplia o campo de visão dos mesmos e, ainda, aponta a possibilidade de uma futura profissão para aqueles que participaram.