O historiador indígena e violinista Robson Miguel lança, nesta segunda-feira, o livro "Índios -
Uma História Contada pelos Verdadeiros Donos do Brasil" (Editora Galeria das Letras). O evento, das 9 às 22 horas, será no castelo do autor, localizado na rua do Castelo, 310, 4ª Divisão, Ribeirão Pires. A entrada é gratuita. Mais informações e reservas pelo telefone 4829-3382 ou pelo site www.robsonmiguel.com.br. Entre os dias 23 e 26 de setembro, Robson Miguel participará, também, do 13º Congresso de História do Grande ABC, nas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (Firp), que fica na avenida Coronel Oliveira Lima, 3.345, Parque Aliança, também em Ribeirão Pires. 
O lançamento integra, ainda, a 9ª Primavera de Museus e Memórias Indígenas, promovida pelo Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires. Nesta obra, Robson Miguel traz relatos polêmicos dos indígenas, e outros documentados por historiadores que, ao longo dos anos, se consolidaram como "verdades inquestionáveis". O livro contraria relatos e mitos populares sobre os heróis da história do Brasil. O polêmico historiador indígena busca reescrever a história de identidade brasileira, dando voz aos "Índios", como destaca o título da obra. 
Robson é cafuzo (mistura de negro com índio guarani) e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) e do Instituto Biográfico Brasileiro (IBB). Ele afirma que trata-se de "uma obra contada pelo perdedor, e que só deve ser lida por quem já não mais suporta tanta omissão histórica, e que seja totalmente despojado de qualquer compromisso racial, político e religioso".