A imersão no estilo musical brasileiro sempre foi um interesse do Ballet Stagium, que leva amanhã o espetáculo "Choro - Estudos Brasileiros nº 6" ao Teatro Municipal Doutor Armando de Ré, situado na rua General Francisco Glicério, 1.354, no centro de Suzano. A apresentação, que integra a programação do Circuito Cultural Paulista, será realizada às 15 horas. Os interessados em assistir devem comparecer à recepção do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi , localizado na rua Benjamin Constant, 682, na área central da cidade, para a retirada dos ingressos gratuitos. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas. Informações: 4746-4403.
Com 44 anos de trajetória na área da dança, o Ballet Stagium, que foi fundado por Marika Gidali e Décio Otero, se inspirou nos grandes choristas brasileiros para compor o espetáculo. Os músicos Pixinguinha, Waldir Azevedo, Catulo da Paixão Cearense, João de Barro, Cartola, Zequinha de Abreu, Jacob do Bandolim e Altamiro Carrilho têm as suas canções apresentadas no espetáculo. Além disso, a companhia realizou um estudo aprofundado no ritmo, buscando informações sobre a sua história.
De acordo com Marika, responsável pela direção de "Choro - Estudos Brasileiros nº 6", o interesse do grupo pelos estilos musicais brasileiros surgiu durante viagens pelo País. Além do espetáculo que será apresentado em Suzano, a companhia acumula estudos sobre outros ritmos, como "1º Valsas e Serestas", "2º Batucada", "3º Maracatu", "4º Modinha" e "5º Valsas Brasileiras". "Cada local que viajamos procuramos ritmos, que são estudados e aplicados nas coreografias. Em 'Choro - Estudos Brasileiros nº 6', utilizamos vários estilos de dança. O público pode esperar um espetáculo alegre e gostoso", comenta.
Além da apresentação, aqueles que comparecem ao Teatro Municipal Doutor Armando de Ré serão apresentados à história do choro, que será contada pelo produtor do espetáculo, Fabio Villardi. "Antes de começarmos a apresentação, o Fábio costuma contar a origem do ritmo, além de abordar a pesquisa feita pelo grupo. Após o término, trato da trajetória do Ballet Stagium. O espetáculo é bem completo", acredita Marika, que se dedica à dança há mais de 60 anos.
Com coreografia de Otero, "Choro - Estudos Brasileiros nº 6" tem os dançarinos Ariadne Okuyama, Camila Lacerda, Eduardo Mascheti, Eugenio Gidali, Gláucio Malheiro, John Santos, Márcia Freire, Paula Perillo, Renata Medeiros, Roberta Silva, Cristiano Souza e Bruno Fortunato em seu elenco.
Importância
Para o secretário de Cultura de Suzano, Suami Paula de Azevedo, a escolha musical do espetáculo atrai um público amplo, que, por vezes, não está acostumado a conferir apresentações de dança. "Com a apresentação do Ballet Stagium, nesta quinta-feira, atingimos um público mais amplo, que, com certeza, conseguirá reconhecer os choros escolhidos pelo grupo. A Secretaria Municipal de Cultura tem interesse na formação de público e o espetáculo vem para nos ajudar nessa missão", finaliza Azevedo.