Uma reunião realizada ontem divulgou os detalhes da Expo Mogi 2015, a festa em comemoração aos 455 anos de Mogi das Cruzes, que terá início neste sábado. Estiveram presentes o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), acompanhado dos secretários municipais de Cultura, Mateus Sartori; de Segurança, Eli Nepomuceno e o de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, mais representantes das Polícias Civil e Militar, bem como da Associação Comercial de Mogi das Cruzes.
Sartori apresentou a programação artística e cultural do evento. A festa vai reunir grandes shows musicais no palco externo, o pavilhão empresarial com cerca de cem expositores e a praça de alimentação com 16 estandes, também na parte aberta do Pró-Hiper. Já no pavilhão interno, haverá uma grande feira de artesanato, com a participação de cerca de 200 artesãos, distribuídos por 78 estandes, mais 45 artistas plásticos, além de representantes do movimento hip hop e da literatura. Haverá ainda um palco, onde acontecerão, no período da tarde, apresentações de teatro e circo para o público infantil.
A praça de alimentação será composta por 16 estandes, nos quais atuarão 19 entidades socioassistencialistas. As entidades mantêm toda a verba arrecadada ao longo dos quatro dias de festa, o que as auxilia na manutenção de seus projetos.
No palco externo, o público poderá conferir gratuitamente shows com artistas renomados, que serão sempre antecedidos por apresentações de músicos e cantores locais. No primeiro dia, sábado, quem toma o palco é o Roupa Nova, após o show da cantora mogiana Aline Chiaradia. Já no domingo o destaque é o show do consagrado músico Nando Reis, que virá depois da apresentação do cantor local Breno Pereira.
Na segunda-feira, a dupla mogiana Vitor Viola e Vinicius será responsável pela abertura do show do cantor sertanejo Daniel, que estará acompanhado do coral Canarinhos do Itapety, da Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi e do coral de alunos da cidade, que neste ano terá 1.500 vozes. Já na terça-feira, que é efetivamente o aniversário de Mogi, a cantora mogiana Henriete Fraissat abrirá o show do ex-componente da Jovem Guarda, Jerry Adriani, seguindo a vocação de uma apresentação voltada adultos e à terceira idade.
Especificamente para esta última apresentação, haverá mil cadeiras, a serem utilizadas preferencialmente por idosos, deficientes e crianças, além das arquibancadas, que comportam mais mil pessoas. As arquibancadas, aliás, estarão disponíveis em todos os outros dias, com exceção da noite do show do cantor Daniel, em que elas serão ocupadas pelas crianças do coral de alunos da cidade.
Expectativa
Nos dois primeiros dias, as atividades no palco externo da Expo começam às 19h30 e os grandes shows são a partir das 21 horas. Já nos dois últimos dias, a programação será antecipada em uma hora. Desta forma, as apresentações de abertura começam às 18h30 e os shows maiores serão às 20 horas. A expectativa da Expo Mogi 2015 é receber de 20 a 30 mil pessoas por dia de festa.