Compartilhe
Na última semana, foi a vez de os educadores de a rede de ensino de Poá participarem de uma nova capacitação do Dat - Formando o Cidadão do Futuro. Realizado na Secretaria Municipal de Educação, o encontro foi destinado a educadores dos ensinos Fundamental I e II e teve como foco a produção de textos e imagens, com base na interpretção de matérias, imagens e ilustrações divulgadas diariamente no jornal Dat. As atividades foram elaboradas com foco no Concurso de Desenho e Redação, que já está em andamento e em breve revelará novos talentos da Educação do Alto Tietê. A proposta deste ano tem o seguinte tema: "Rumo às Olimpíadas e Paralimpíadas. O que o esporte representa à nossa vida?".
A equipe reuniu quatro atividades, uma parte explorarou algumas orientações quanto à produção de um bom texto, levando em consideração a sua coesão e coerência; pertinência ao assunto abordado; domínio do que se está escrevendo e atenção ao que é solicitado. A outra parte abordou a produção de ilustrações, tendo como base a interpretação de matérias divulgadas no jornal Dat. As propostas foram uma forma de estimular a produção textual e visual na sala de aula ao longo deste período em que o tema e as orientações quanto ao Concurso de Desenho de Redação do Dat - Formando o Cidadão do Futuro está sendo realizado nas unidades de ensino participantes do projeto.
Os participantes demonstraram interesse pelas sugestões e disseram que elas são acessíveis, ou seja, podem ser adaptadas às suas respectivas turmas. E, assim, poderão ajudar na discussão do tema e no desenvolvimento da ação do projeto regional, conforme destaca a professora Erika Santana do Nascimento, que leciona para uma turma do 5º ano da Emeb Subhi Alexandre Maluf. "Achei as dinâmicas interessantes, pois são aplicáveis e acessíveis à minha turma. Nós já começamos a trabalhar o tema do concurso, fizemos uma roda de conversas, confeccionamos um painel para destacar informações sobre as Olimpíadas, fizemos uma jogada de perguntas sobre o evento esportivo. Os alunos se interessaram bastante pelas Olimpíadas, principalmente pela sua história. A expectativa para este concurso é grande, os alunos estão se espenhando".
Espírito esportivo
De olho no evento internacional, os alunos já estão entrando no clima esportivo. Para enfatizar a temática, as unidades têm desenvolvido atividades diferenciadas, como painéis informativos, campeonatos, enquetes, brincadeiras, todos discutindo importantes aspectos sobre as Olimpíadas e Paralimpíadas, desde a sua história, as suas modalidades, a sua representatividade no cenário mundial e a forma que propaga a inclusão por meio do esporte. O extenso debate entre as crianças e os adolescentes que estão participando da proposta permitirá a realização de desenhos e redações pertinentes à temática e de acordo com as orientações recomendadas.
A Emeb Padre Eustáquio é uma das unidades engajadas na proposta, conforme aponta a professora adjunta Regiane Ramalho Gonçalves. "Os alunos estão bastante ansiosos e esperançosos com o concurso. Na escola, realizamos até um campeonato de pingue-pongue, já preparando-os para o tema. Eles estão no espírito esportivo. Acho importante essas ações diferenciadas com o jornal, uma ferramenta positiva, pois possibilita o trabalho com temas transversais. Por meio dele o professor consegue conciliar o seu conteúdo. Eu adoro trabalhar com o jornal, é contagiante, a gente tem experiências positivas com os alunos, e percebemos quanto eles gostam", finaliza.
Cidades
Mogi das Cruzes promove Mutirão de Empregos descentralizado em Cezar de Souza
Cidades
Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança começam a atender no dia 25
Cidades
Fundo Social de Guararema lança campanha "Pés Quentinhos"
Cidades
Prefeitura realiza oficina de integração sobre implantação de serviços na Maternidade