Os professores das redes de ensino de Biritiba Mirim e Poá já estão colocando em prática as sugestões de atividades compartilhadas durante as formações do Dat - Formando o Cidadão do Futuro. E, mais do que isso, elaborando outras propostas diferenciadas conforme a necessidade de suas disciplinas. Tradicionalmente, a cada capacitação, realizada mensalmente, eles recebem orientações sobre a utilização do jornal como apoio no aprendizado nas diferentes áreas do conhecimento, dividem essas experiências com os parceiros de suas escolas e aplicam muitas delas diretamente com as suas turmas. Os resultados são apresentados durante as capacitações, quando os participantes entregam por meio de uma ficha personalizada a atividade desenvolvida, esclarecendo os procedimentos, as áreas trabalhadas, os objetivos a serem atingidos e os resultados conquistados.
Com apenas dois meses em andamento, vários educadores têm compartilhado essas fichas, que são a forma em que as ações são comunicadas às coordenadoras do programa regional, e, sucessivamente, divulgadas em seções especiais tanto do Dat quanto no Diarinho. E, para aqueles que estão começando os trabalhos, fica a orientação quanto à forma de fazer essa comunicação. Todos os meses, cada unidade escolar deve entregar, por meio de uma cópia da ficha "Atividades para a Mostra de Talentos" (entregue com o material didático distribuído em fevereiro aos gestores) uma das propostas desenvolvidas em sua escola. Não precisa ser todas, apenas uma atividade. Vale lembrar que o original dessa ficha deve, também, estar presente no portfólio da unidade escolar.
Portfólio
Todas as escolas devem montar o portfólio do projeto Dat - Formando o Cidadão do Futuro. Trata-se de uma pasta contendo as atividades desenvolvidas ao longo do ano pelos professores, que devem ser compartilhadas por meio da ficha "Atividades para a Mostra de Talentos". Além das folhas que vão para as pastas, cópias de algumas atividades devem ser entregues mensalmente às coordenadoras durante os encontros para que semanalmente se tenha uma sugestão para ser divulgada na seção "Na Sala de Aula", presente no Diarinho. Espaço que permite o intercâmbio de atividades entre as cidades envolvidas no projeto educacional. Outro item importante é quanto à organização dessa pasta. As atividades devem ser separadas por série e divididas por professores e por ordem alfabética. E, embora algumas fichas sejam entregues mensalmente, a pasta completa deve ser entregue, impreterivelmente, no encontro de novembro.