Compartilhe
Os professores aprovaram as sugestões do encontro deste mês e pretendem colocá-las em prática. Este é o caso da professora ajunta Andreia Cristina Pereira de Aquino, da Emeb Professor Manoel Petronilio dos Santos, de Poá. "Ainda não utilizei o jornal em minhas aulas, mas no encontro de hoje achei a dinâmica interessante. Explicar aos alunos o lead é bacana e também uma forma de deixar a aula mais divertida e instrutiva. O trabalho aguça o interesse dos alunos pelo jornal, incentiva a leitura e se o professor estimular, eles se tornarão bons leitores no futuro", comenta.
Quem acredita na potencialidade desse meio de comunicação é a professora de Língua Portuguesa e Produção de Texto Cristiane de Oliveira Figueiredo Rodrigues, que leciona para as turmas do 8º ano da Emeb João Pedro de Almeida, de Poá. Ela o utiliza e conta que os alunos são receptivos com as atividades realizadas com o Dat. "Trabalhar com o jornal com os alunos dessa idade mostra que eles são mais críticos. Realizei uma atividade com eles, na qual eu distribui exemplares do dia, e eles analisaram a matéria, a manchete e editoria. Depois fizemos um resumo sobre a notícia e um comentário crítico, então eu tento trabalhar esse olhar, refletir sobre a realidade. O material que eles utilizam é a apostila, então, incrementar o jornal a essas aulas é importante, pois traz temais mais atuais, diferentes e mais próximos da realidade deles".
Já o professor Acácio Tavares, que leciona Inglês na Emeb João Pedro de Almeida, esteve pela primeira vez na formação do Dat - Formando o Cidadão do Futuro. Para ele, buscar novas estratégias para o ensino é importante e aprender faz parte do cotidiano de todo educador. "Eu vim a este encontro para ter novas ideias. O Inglês serve como ponte entre as disciplinas. Então, eu pedi para participar para conhecer de perto a dinâmica do projeto do Dat e receber sugestões de como o utilizar o jornal na sala de aula dentro da minha disciplina", finaliza. (S.C.)
Cidades
Juíza morre após passar por coleta de óvulos em clínica de reprodução em Mogi
Cidades
Governador de São Paulo visita Fatec Suzano e hospital em Itaquá nesta sexta (8)
Cidades
Estado inicia entrega domiciliar de medicamentos de alto custo em Mogi
Esportes
15 atletas do SESI Mogi das Cruzes e Suzano são convocados para Jogos Parasul-Americanos
Cidades
São Paulo registra menores temperaturas do ano, segundo levantamento da Defesa Civil