As formações do Dat - Formando o Cidadão do Futuro chegaram aos educadores de Poá. Após a reunião com os gestores das unidades dessa rede de ensino, realizada no início de março, professores das 27 escolas participantes do projeto regional marcaram presença na primeira capacitação do ano, promovida na última semana. Seguindo uma sequência, a formação apresentou o projeto, a maneira com que é aplicado, as ações que desenvolve ao longo do ano e ressaltou a importância da parceria entre alunos, professores, gestores com a coordenação do programa e a Secretaria Municipal de Educação.
Após a apresentação geral e os recados oficiais, a segunda parte do encontro foi prática. As coordenadoras prepararam três atividades, uma direcionada às editorias do Dat, explorando os assuntos que abordam e de que forma podem ser associados, na medida do possível, com os conteúdos a serem aplicados em sala de aula. Em seguida, a equipe destacou a nomenclatura jornalística. O exercício destacou alguns dos principais termos utilizadas nesse meio de comunicação, como chapéu, linha final, manchete, olho, chamadas, dentre tantos outros, como forma de mostrar a linguagem desse suporte que tem chegado diariamente às salas de aula. E, para finalizar, a terceira atividade uniu os dois conhecimentos trabalhados. Por dentro das editorias e da terminologia jornalística, os participantes foram divididos em grupos, e cada um deles ficou incumbido de preparar um texto respeitando a estrutura de um texto jornalístico (apresentado no encontro) e abordando um assunto viável a uma das editorias do veículo regional.
As atividades foram sugestões para introduzir o trabalho com o jornal em sala de aula. Embora muitos já atuem com o veículo, a cada início de ano, há a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre este suporte, a sua linguagem e os conteúdos que abrangem para que se possa ter uma ideia de como ele pode ser inserido na rotina pedagógica.