As educadoras da rede de ensino de Biritiba Mirim participaram de um novo encontro do Dat - Formando o Cidadão do Futuro na última semana. A capacitação foi realizada na Emef João Cardoso de Siqueira Primo e reuniu as coordenadoras das escolas de Ensino Fundamental I, que participam do programa.
Nesta edição, o tema abordado foi a leitura de imagens, bastante explorada com turmas do 1º ao 5º ano, em especial, as das séries iniciais. Segundo os professores, as fotos despertam a atenção das crianças, quando elas folheiam o jornal, a primeira interpretação da notícia é feita por meio das imagens, para, depois, partir para o texto integral e o debate completo sobre o assunto. Por isso a importância de as coordenadoras do Programa Jornal e Educação (PJE) do Grupo Mogi News levarem novas sugestões de trabalho com esse tema.
Ao longo do encontro, foi trabalhado com imagens publicadas tanto no Dat quanto no Diarinho. As atividades exploraram a leitura, escrita e interpretação, além da atualização dos fatos do cotidiano, com base no que foi divulgado durante a semana, e o debate sobre os temas abordados por cada um deles. Por meio dos exercícios, foi possível, também, explorar as editorias do Dat, salientando as temáticas abordadas por cada uma delas e a sua respectiva relevância. Os exercícios também exploraram o lúdico, com proposta envolvendo o desenho; e prático, com uma experiência com celulares, com os quais os educadores produziram as suas próprias imagens e por meio delas registraram uma atividade, inspirada em algo observado na própria unidade escolar, para a produção de uma matéria.
Sugestões interessantes
Segundo as coordenadoras pedagógicas que acompanharam a formação deste mês, as atividades serão adaptáveis a todas as séries e interessantes aos educadores. Elas são compartilhadas nas reuniões pedagógicas, quando os educadores de todas as unidades passam a ter acesso às maneiras de explorar o jornal com os seus alunos.
Charlene Ramario Silva, coordenadora pedagógica da Emef Waldemar Costa Filho, que participou pela primeira vez de uma formação do Dat - Formando o Cidadão do Futuro, elogiou a dinâmica do encontro. "Eu gostei dessa formação, pois acho o jornal um suporte interessante para os alunos. Por meio desse veículo, eles passam a conhecer mais a sua cidade e os municípios da nossa região, assim como as notícias desses locais. Além disso, ter incentivo desde cedo só contribuirá para a formação do leitor de jornal. Eles leem muitos livros, mas o jornal também é importante, e esse hábito já está sendo construído", destaca.
Erica de Queiroz, coordenadora pedagógica da Emef Sandra Regina de Freitas Cardoso, destacou o interesse dos educadores pelo projeto regional. "Os professores gostam do jornal, e sempre colocam em prática as atividades que são sugeridas. Eu compartilho com eles após o encontro, e eles adaptam às suas salas. As atividades são adaptáveis a todas as séries, então, eles se adequam conforme o que aplicam. É uma sensação boa ver que todos estão se interessando pelo projeto", finaliza.