Aliar conteúdo das disciplinas à vivência prática é uma das missões dos educadores que buscam o aprendizado significativo. E, segundo a coordenadora pedagógica da Emeb Estância Hidromineral de Poá, Elisa Youko Fukuda Nakano, o grêmio tem colaborado para essas experiências. Isso porque a atividade conta com a orientação de professores de diversas disciplinas, como História e Língua Portuguesa, que se dispõem a ajudar na preparação das oficinas, na orientação quanto ao processo administrativo de um grêmio e com relação a aprendizados importantes para colocar uma proposta como esta em prática.
"Os alunos participaram de todo o processo de formação do grêmio. E, agora, com a sua implantação, eles continuam aprendendo, e muito, em cada etapa", aponta. No início, os estudantes tiveram uma aula sobre democracia com o professor de História, que, baseada no período greco-romano, resgatou a sua importância. Em cada oficina, os alunos têm aulas que aliam a teoria à prática. Na de grafite, por exemplo, conheceram a história da arte, em seguida, produziram uma tela. Eles aprenderam a produzir um fanzine, cujas publicações foram expostas, inclusive, no Centro Cultural de São Paulo.
"Eles já participam das reuniões dos professores e, em parceria com a nossa equipe, nos ajudam a atender às necessidades de todos. As atividades do grêmio contribuem para a formação humana e cidadã desses jovens, que, ainda, atuam constantemente com princípios e valores básicos, e que são essenciais", celebra a coordenadora.(S.C.)