O torcedor presente na tarde desta sexta-feira (10) no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão, presenciou um dos momentos mais emblemáticos da história do esporte suzanense. Pela primeira vez desde sua fundação, em 1969, e de sua profissionalização, em 1983, o União Suzano Atlético Clube (Usac) está classificado à segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. O Javali das Palmeiras venceu o Avaí-SC por 2 a 1 e agora aguarda seu adversário, que sai da definição do líder do Grupo 23 da competição, que será Zumbi-AL ou Flamengo-RJ.
A vitória também representa uma classificação esperada pelo torcedor suzanense há 20 anos. Desde 2005 um time representante da cidade não avançava para o mata-mata da competição, considerada a maior vitrine de craques do futebol brasileiro. A última vez havia sido naquele ano com o Esporte Clube União Suzano, o Ecus.
Não foi uma simples vitória do Usac nesta sexta-feira. Ela veio acompanhada de muita disposição, raça e organização dentro de campo. O time não tomou conhecimento do adversário, que é um dos maiores clubes de Santa Catarina, e se impôs dentro das quatro linhas diante de um Suzanão bastante ocupado pela torcida. O primeiro gol do Javali das Palmeiras saiu dos pés de um dos destaques do time nesta Copa São Paulo, Kayky Silva. Aos 21 minutos do primeiro tempo, o lateral direito conduziu da ponta para o meio e finalizou no contrapé do goleiro, abrindo o marcador para a equipe de Suzano.
O segundo gol também nasceu dos pés do lateral, que tabelou com Lucas Rocha e fez um cruzamento na medida para o próprio atacante fechar na primeira trave e desviar para o fundo das redes, ampliando a vantagem suzanense.
O Avaí precisou sair mais para o ataque, mas esbarrou na organização tática do Usac. Enquanto os catarinenses buscavam um gol que recolocasse o time no jogo, os anfitriões perderam Breno, expulso ainda no primeiro tempo, e se armaram para retomar a bola e sair em velocidade nos contra-ataques.
A insistência do time do sul do Brasil gerou resultado. Aos 21 minutos da segunda etapa, o centroavante Rigley, após rebote do goleiro, diminuiu o placar.
O final do jogo foi de sofrimento para o time e a torcida. O Avaí se atirou para o ataque e chegou a assinalar no último lance, mas o gol foi anulado pela arbitragem, que marcou impedimento, para delírio da torcida no Suzanão.
Com a classificação na segunda posição do Grupo 24, o Usac aguarda o líder do Grupo 23, disputado em Mogi das Cruzes. Zumbi-AL tem 6 pontos e é hoje o primeiro colocado. O Flamengo-RJ, com 3 pontos, é o vice-líder e ainda tem chances de ir para a ponta da tabela. A definição da chave acontecerá neste sábado (11/01).
O secretário de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, comemorou a classificação inédita do Usac na Copinha. “Estou emocionado por ver nosso esporte vivendo um momento tão incrível. Foram anos de luta para chegarmos neste momento. O torcedor suzanense merece. Esperamos fazer uma boa sequência na competição e avançar o máximo possível”, declarou.
O prefeito Pedro Ishi está confiante em relação ao futuro do Usac na Copinha. “Um passo de cada vez, mas podemos acreditar em novas classificações no torneio. Enfrentamos um grande time hoje. O Avaí é um dos gigantes de Santa Catarina, disputa a Série B do Brasileirão e tem uma excelente estrutura. Conseguimos vencer e estamos fortes para a próxima fase”, finalizou o chefe do Poder Executivo suzanense.
Esportes
10/01/2025 às 20:11
União Suzano vence o Avaí e faz história com classificação à segunda fase
Por: Portal News
Javali das Palmeiras bateu equipe catarinense por 2 a 1, e colocou a cidade na etapa de mata-mata após 20 anos
Time aguarda adversário, que sai da definição do líder do Grupo 23, que será Zumbi-AL ou Flamengo-RJ
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano