A judoca Beatriz Souza, campeã olímpica em Paris 2024, marcou presença em Mogi das Cruzes neste sábado (11). O evento promovido pelo Sesc Mogi, por meio do projeto Sesc Verão, e com parceria da Prefeitura de Mogi, foi realizado no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – Tuta. A ação teve o bate-papo “A Luta Delas”, em que Bia contou um pouco da sua história de vida e de sua trajetória no judô, além de um treino coletivo com jovens judocas da região. 

Na Olimpíada de Paris, Beatriz conquistou as medalhas de ouro individual e bronze por equipes. “Para o Brasil uma medalha é motivo de sorrir em um momento difícil. Acho que consegui fazer todo mundo se emocionar dentro de casa comigo, todo mundo ficou muito feliz. Então, é disso que a gente precisa, acreditar mais no esporte, na educação, fazer isso crescer ao máximo possível, para vermos histórias sendo transformadas”, comentou Bia.

Na ocasião, a medalhista ainda ministrou um treino coletivo com cerca de 300 jovens judocas de 7 a 15 anos de academias da região, em uma parceria com a Federação Paulista de Judô. “Eu já estive na posição deles, isso é muito importante para eles acreditarem que realmente é possível chegar, construir uma grande carreira, uma grande história dentro do esporte. Para mim é uma grande honra estar nessa posição”, ressaltou.

O evento contou com a presença da prefeita de Mogi, Mara Bertaiolli (PL), seu vice Téo Cusatis (PSD) e o secretário de Esportes Fred Abib. “Queremos mostrar para vocês a importância do esporte. Quando a gente trabalha junto e tem disciplina, conseguimos fazer coisas que ninguém imaginaria; e a Bia Souza é um exemplo disso. Ela é um exemplo de superação, de mulher forte, uma mulher que não tem medo de seguir os seus sonhos”, finalizou a prefeita.

Próximos passos de Beatriz

Questionada sobre seus planos para este ano, Beatriz salientou que está focada no mundial. “O ano de 2025 é importante, tem os campeonatos mundiais no meio do ano. Então, a gente está focado e planejado em relação a isso. Eu vou voltar a competir antes do campeonato mundial”, disse Bia.

Apesar dos desafios, a atleta conta a razão de não desistir de seu sonho. “Minha prioridade sempre foi a medalha olímpica, sempre acreditei muito que um dia eu ia conquistar ela e independente dos obstáculos e dificuldades, sempre acreditei que ia conseguir”, concluiu.

Próximo evento 

Já no domingo (12), será a vez do judoca mogiano William Lima, medalha de prata na Olimpíada de Paris, participar da ação no Ginásio Tuta. A atividade também acontece a partir das 10 horas. Os eventos de sábado e domingo têm entrada gratuita para o público.