O último domingo (8) marcou o encerramento dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, nos quais o Brasil registrou seu melhor desempenho em uma única edição. Ao todo, o país conquistou 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, um aumento de 23% em relação ao evento realizado em Tóquio. Esse recorde histórico coloca o Brasil em posição de destaque no cenário global, consolidando-se como a quinta potência no esporte paralímpico.
A contribuição dos 91 atletas do Time São Paulo Paralímpico convocados foi fundamental para essa conquista. A equipe bateu seu próprio recorde (30 medalhas em Tóquio), subindo 35 vezes ao pódio e conquistando 10 ouros, 10 pratas e 15 bronzes, representando 40% das medalhas do Brasil (confira a lista de medalhistas abaixo). O aumento no número de medalhas foi de 16% em relação aos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Assim como nesta edição das Paralimpíadas, o Time SP também teve 40% do total de 72 medalhas conquistadas pelo país nos jogos anteriores.
Os atletas do Time São Paulo se destacaram em várias modalidades. Entre os medalhistas, nomes como Beth Gomes e Jerusa Geber brilharam ao superar suas marcas pessoais e garantir um lugar no pódio.
Além do sucesso individual dos atletas, o resultado geral do Brasil reflete os investimentos crescentes no esporte paralímpico, com destaque para a parceria entre o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), gestor do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), considerado o melhor da América Latina e que recentemente teve o contrato de gestão renovado com o CPB por mais 35 anos.
Time SP
O Time São Paulo Paralímpico foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria em parceria com o CPB, e, em 2024, conta com R$ 7.2 milhões de investimento da pasta, direcionados a 149 atletas de 16 modalidades, que representam o Estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.
Medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Ouro
- Alana Maldonado – judô
- Beth Gomes – atletismo
- Claudiney Batista – atletismo
- Julio Santos – atletismo
- Jerusa Geber – atletismo (2x)
- Mariana D’Andrea – halterofilismo
- Rayane Soares – atletismo
- Rebeca Silva – judô
- Talisson Glock – natação
Prata
- Beth Gomes – atletismo
- Cecília de Araújo – natação
- Lucilene Sousa – natação
- Luís Carlos Cardoso – canoagem
- Phelipe Rodrigues – natação
- Raíssa Machado – atletismo
- Rayane Silva – atletismo
- Talisson Glock – natação
- Thiago Paulino – atletismo
- Zileide Cassiano – atletismo
Bronze
- Ana Karolina Soares – natação
- Christian Gabriel – atletismo
- Claudio Massad – tênis de mesa
- Danielle Rauen – tênis de mesa
- Giovanna Boscolo – atletismo
- Goalball masculino
- Joyce Oliveira – tênis de mesa
- Júlio Agripino – atletismo
- Lorena Spoladore – atletismo
- Mateus Evangelista – atletismo
- Paulo Henrique Reis – atletismo
- Talisson Glock – natação (2x)
- Verônica Hipólito – atletismo
- Vinícius Rodrigues – atletismo