A equipe suzanense Nova Central, de Suzano, se destacou no 62º Campeonato Brasileiro de Sumô, realizado no último fim de semana (27 e 28 de julho), no Ginásio de Sumô do Bom Retiro, na região central da capital. Nas 13 categorias femininas e 14 masculinas, segundo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, 16 atletas do time subiram ao pódio. A equipe tem sede na Associação Cultural Suzanense - Bunkyo, no bairro Parque Suzano. 

Entre as mulheres, Luciana Watanabe foi campeã nas categorias médio e absoluto e Sanusa Érica Chagas conquistou o título na categoria meio-pesado. Thais dos Santos foi vice-campeã na categoria leve e Sofia Dias dos Santos ficou na 3ª posição na categoria mirim C. Marianna Gonçalves Diniz da Silva e Monica Mirela Souza Yoshimoto ficaram na 3ª posição na categoria infantil.

Entre os homens, Arthur Pereira da Costa foi o campeão na categoria mirim C. Daniel Augusto Omena foi o 2º lugar na categoria super leve, mesma posição de Edson Dias Pereira Jr. na categoria meio-médio e Ricardo Aoyama na categoria pesado. Enzo Alves Bezerra e Gustavo Miguel da Silva ficaram na 3ª posição na categoria mirim B, mesmo lugar no pódio de Danilo da Silva Ventura, na categoria mirim A; Geter Chagas Martins, na categoria pré-juvenil; Felipe Akio Fujimoto, na categoria Juvenil; e Luis Gustavo Marcilio Amaral, na categoria super leve.

Na competição por equipes, a Nova Central, segundo a pasta, ficou na 2ª colocação na pontuação geral. Nas disputas femininas, o time foi vice-campeão na categoria mirim B e 3ª colocada na categoria mirim A. Nas disputas masculinas, o grupo foi campeão na categoria mirim B; vice-campeão nas categorias mirim C e absoluto; e 3º lugar nas categorias mirim A, infantil e pré-juvenil.

"A cidade esteve muito bem representada por esse grande time que treina no Bunkyo de Suzano. Temos essa importante relação com a cultura oriental, que é reforçada por atividades como o sumô. Cumprimento todos os integrantes da Nova Central, que estão honrando a tradição de grandes conquistas para o município e toda a região do Alto Tietê", destacou  secretário Arnaldo Marin Junior, o Nardinho.