A suzanense Luciana Watanabe participou da 14ª edição do Campeonato Sul-Americano Feminino de Sumô no último domingo, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze para a cidade. Representando o Brasil no torneio continental, a professora da rede municipal atingiu índice técnico para participar de uma nova competição internacional no ano de 2023.
O torneio organizado pela Confederação Brasileira de Sumô (CBS) foi realizado no Rio de Janeiro e contou com a participação de lutadores de Brasil, Argentina e Venezuela, todos competindo em suas determinadas classes, definidas categorias individuais ou de equipes, por naipes masculino e feminino, além de peso, somando um total de 12 competições diferentes.
Luciana participou de três níveis, chegando ao pódio em todos. No individual, a suzanense foi vice-campeã da categoria Médio, de até 73 quilos, e ficou com o terceiro lugar entre as competidoras do Absoluto. Já entre grupos, a equipe brasileira derrotou argentinas e venezuelanas para ficar com a medalha de ouro. Os importantes resultados classificaram a sensei para a disputa do World Combat Games de 2023, torneio que reúne os principais arte-marcialistas do planeta em uma série de campeonatos a serem disputados em Riad, na Arábia Saudita.
A servidora da prefeitura comenta que o trabalho diário resulta em desempenhos importantes em competições deste porte. "Essas conquistas são fruto do apoio que sempre recebo de amigos e familiares. Agradeço a cada pessoa que esteve conosco nessa competição e a todo o apoio do prefeito Rodrigo Ashiuchi, pois os resultados me incentivam a sempre continuar e desenvolver o sumô no Brasil e na região", relatou Luciana.