A lutadora suzanense Luciana Watanabe conquistou seu 18º título nacional de sumô ao vencer o 60º Campeonato Brasileiro do esporte, disputado em Pereira Barreto-SP nos dias 23 e 24 de julho. Junto da equipe Nova Central, a professora da rede municipal de ensino e atleta representou o Suzano no torneio, conquistando dois primeiros lugares no processo. Na ocasião, foram conquistados os títulos nacionais nas categorias peso médio (até 73 quilos) e absoluto, esta última sendo uma categoria inédita.
A atleta faz parte da equipe Nova Central, que também inscreveu outros lutadores no torneio, como Myllena Carolina Chagas, Jhenice Medeiros, Sanusa Chagas, Guilherme Alves, Wesley Richardson Onofre, João Vitor Domingos e Diogo Uehara, que também conquistaram medalhas.
Luciana começou no esporte no ano 2000, quando tinha 15 anos de idade. A lutadora relembrou o período. "Eu comecei treinando de brincadeira, deveria ter 15 ou 16 anos. Algumas amigas da academia me chamavam e eu ia. Em um mês já participei do campeonato brasileiro e, no intuito de brincar, conquistei o terceiro lugar. Era o início do sumô feminino no mundo. A partir dali fui descobrindo mais sobre o esporte, a cultura e as histórias. Quem ganhava o campeonato brasileiro se classificava para disputar o mundial e esse começou a ser o meu objetivo. Depois disso ganhei 18 títulos nacionais e lutei em vários países" ressaltou.
Ainda que muito vitoriosa, Luciana confessou que um título ainda lhe falta. "A única coisa que queria ter sido é campeã mundial. Já fiquei em segundo lugar duas vezes e cinco vezes em terceiro, mas nunca fui a campeã. Hoje em dia está mais difícil para isso acontecer, a gente sente o corpo doendo bastante, que os movimentos já não estão tão rápidos. O que eu gostaria é de um futuro onde as pessoas continuassem e respeitassem mais o esporte" salientou a atleta.
Durante a pandemia, Luciana criou um canal no YouTube chamado Sumô Suzano, onde posta vídeos de aulas que leciona, curiosidades e histórias sobre o esporte, além de produzir conteúdo ao vivo para os inscritos e seguidores. O perfil também pode ser encontrado no Instagram.