O atleta de tênis paralímpico e morador de Suzano, Leandro Pena, foi medalhista de bronze na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, disputada em Portugal no mês de maio e agora se prepara para encarar mais cinco torneios ainda neste ano, entre eles a Copa das Confederações. Pena ocupa a 2ª colocação no ranking nacional da categoria e conta com seis títulos individuais e sete títulos em disputados em dupla. A última conquista foi junto aos atletas Ymanitu Silva e Augusto Fernandes, com o comando do treinador Vinicius Cyrillo.
Pena é nascido em Minas Gerais e veio para Suzano em 2013, ano em que tentou iniciar sua carreira esportiva. O atleta ressaltou os desafios da época. "Quando cheguei, tentei iniciar a vida esportiva no vôlei, mas como precisava ser um atleta de alto rendimento para entrar no time, acabei não conseguindo, afinal não tinha os fundamentos necessários. Por isso comecei na natação e segui por quatro anos, no entanto não tive resultados expressivos, o que me deixou frustrado, mas depois me encontrei no tênis", destacou.
Dentre os títulos conquistados por Pena estão: Weelchair Brasil ITF Tenis International 1 (2021); Aberto do Peru (2022); Aberto do Chile (2022); Open de Tênis em Cadeira de Rodas Uberlândia (2022), todos conquistados em dupla e individualmente.
Para o segundo semestre deste ano, Pena afirmou participar de pelo menos cinco competições, entre elas a Copa das Confederações de Tênis em Cadeiras de Rodas, disputada em São Paulo entre os dias 19 e 28 de agosto. Os outros campeonatos deverão ser disputados na Colômbia, no Chile e na Argentina.