O prefeito em exercício de Mogi das Cruzes, Juliano Abe (MDB), recebeu ontem membros da Federação Paulista de Skate, que vieram anunciar a realização de uma das etapas do Circuito Paulista de Skate 2019 em solo mogiano. A realização do evento na cidade está embasada pela iniciativa de uma emenda no valor de R$ 200 mil, garantida pelo deputado federal Junji Abe (MDB), que também esteve presente no encontro.
O vice-presidente da entidade, Márcio Baggio Machado, destacou o crescimento do esporte no cenário brasileiro. "O skateboard será modalidade nas Olimpíadas de 2020. Isso revela a força do esporte, que não é somente uma atividade esportiva e sim um movimento cultural, que somado a outras artes como o grafite, vem ganhando espaço", ressaltou o dirigente.
Em 2016, eram 8,5 milhões de praticantes em todo o país, sendo que São Paulo é o Estado que concentra a maior parte dos skatistas. "Se considerarmos o número de pessoas que possuem skate em casa, mas não são praticantes, esse número sobe para 20 milhões", acrescentou o diretor institucional da federação, Henrique Celso Azevedo Alves.
Juliano Abe recebeu os membros da federação acompanhado do secretário de Esportes e Lazer, Nilo Guimarães, e do vereador Marcos Furlan (DEM). Ele reconheceu a importância da modalidade para a cidade. "Em Mogi, nós temos diversos espaços para os skatistas e queremos colocar a cidade neste radar, para que seja sempre lembrada como um município que apoia e incentiva essa prática", salientou Abe.
Para isso, Mogi deve sediar a etapa do Circuito Paulista, que ainda não tem data para acontecer, mas a previsão é que aconteça ainda no mês de março de 2019. "Nosso maior desafio, agora, é mostrar para o menino que anda de skate nas ruas que ele pode, sim, se tornar um atleta da modalidade", acrescentou Machado.
O prefeito em exercício reafirmou o compromisso da prefeitura em somar para o fortalecimento do esporte. "Nosso prefeito gosta de recepcionar novas ideias e queremos trabalhar para que o skate se fortaleça em Mogi", finalizou.
Os dirigentes da federação ficaram surpresos ao saber que foi Junji, enquanto prefeito de Mogi das Cruzes (de 2001 a 2008), quem implantou a primeira pista pública de skate na cidade. "Foi um instrumento de inclusão social, viabilizado no Centro Cívico (Parque Botyra Camorim Gatti), em nossa primeira gestão. Era uma época em que os skatistas sofriam certa discriminação e o investimento da prefeitura serviu também para popularizar o esporte e derrubar preconceitos", contou o deputado.