Matheus Godoy "bateu na trave" no Campeonato Brasileiro de Taekwondo, disputado no ginásio Moringão, em Londrina, no Paraná. Mesmo não sendo campeão, o atleta mogiano, que luta pela equipe Taekwondo Maninho, conquistou a expressiva vice-colocação na categoria Juvenil, após derrotar três adversários. Já o lutador Estevam Lisboa, que disputou nas categorias Juvenil e Cadete, não conseguiu classificação. A competição, que aconteceu no final de semana passado e foi organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBT), contou com a presença de mais de 700 atletas de 24 estados, e foi voltada para as categorias Infantil, Cadete, Juvenil e Sub-21.
O técnico da equipe de São Paulo, o mestre mogiano Italo Almeida, que acompanhou os dois atletas na disputa, avaliou a participação dos atletas. "Fiquei muito feliz com o pódio conquistado por Matheus Godoy, mas triste com o resultado do Estevam Lisboa, pois ele disputou em igualdade nas duas categorias. Ele quase venceu as lutas em que foi derrotado", lamentou.
O próximo desafio da equipe Taekwondo Maninho será o Campeonato Paulista de Coloridas, que será realizado pela Federação do Estado de São Paulo de Taekwondo (FESPT), no dia 03 de julho, em Mauá.
Graduação
A sede da academia Taekwondo Maninho foi palco do 2º exame de faixas coloridas 2016, no final de semana passado. Cerca de 200 praticantes participaram do evento, além de um público de mais de 400 pessoas. Os exames de faixa acontecem para a avaliação de cada aluno, que resulta na troca de graduação, caso o lutador alcance a média de notas. É ensinado a cada praticante as técnicas correspondentes à sua graduação, nos quesitos defesas, ataques, chutes e sequência de defesas (Formas), e o mesmo deve ser executado no dia do exame de avaliação.
No sábado foi feito o exame para os alunos acima dos 15 anos e aos pais dos lutadores. Já no domingo o exame foi voltado para os menores de 15 anos e os faixas coloridas avançados. Os avaliadores foram o grão mestre Maninho (faixa preta 7º grau), um dos precursores do taekwondo na região, e o mestre Glacos Almeida (faixa preta 5º grau), ambos examinadores oficiais da FESPT. O exame teve início com as crianças entre 3 e 5 anos, que fazem parte do projeto Taekwondo Maninho Kids, e finalizou com os coloridas avançados, vermelhas pretas, candidatos à faixa preta. Entre as examinados estavam a filha do mestre Maninho, Nicoly Isabelle, e sua esposa Michele, que devem tentar prestar exame para faixa preta no fim do ano.