Dois lutadores de taekwondo de Mogi das Cruzes se tornaram campeões paulistas e garantiram vaga na equipe que representará o Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro da modalidade. Os campeões foram Matheus Godoy (Juvenil, até 63 kg) e Estevan Lisboa, que disputou em duas categorias (Cadete e Juvenil, até 49 kg). Ambos são alunos da equipe Taekwondo Maninho. Como venceu nas duas categorias, Lisboa tem o direito de escolher em qual categoria irá disputar o Brasileiro. O Campeonato Estadual aconteceu no domingo passado, no ginásio Osiris Grecco, em Ribeirão Pires, e foi uma seletiva para o Campeonato Nacional, nas categorias Infantil, Cadete, Júnior, Sub-21, categoria Principal e faixas pretas. O evento Estadual foi organizado pela Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (FTES), com apoio da Secretaria de Esportes de Ribeirão Pires. O Campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBT), acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, em Londrina, no Paraná.
O técnico dos dois atletas mogianos, o mestre Italo Almeida, comemorou bastante o feito dos lutadores e garante que estas próximas duas semanas que antecedem o Brasileiro serão de muito trabalho. "Mas agora, nossa "luta" será tentar conseguir patrocínio para custear as despesas dos atletas e técnico que irão para o Brasileiro. De todo jeito vamos disputar o Brasileiro, mesmo se a academia tiver que arcar com as despesas. O que não podemos é deixar de estar nesse campeonato, que é o grande sonho dos nossos atletas", disse o mestre Almeida.
O próximo evento será o exame de graduação de faixas, que acontece nos dias 25 e 26 de junho, na academia da Vila Oliveira, no mesmo dia do Campeonato Brasileiro.
Mogi open
A cidade de Mogi das Cruzes obteve o melhor resultado dos últimos dois anos no Mogi Open de Taekwondo, torneio que foi realizado no final de semana passado, no ginásio municipal Hugo Ramos, no Mogilar. Ao todo, 30 atletas da Associação Mogiana Art Sport (Amasp), treinados pelo mestre Marcelo Paiva, representaram o município e conquistaram 23 medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze.
A competição recebeu 18 academias do Estado de São Paulo, e contou com a participação de 300 atletas de diversas categorias. A Amasp terminou a competição na primeira colocação, seguida pela equipe Nova Geração, de Arujá, que ficou em segundo, equipe Rameda de Santa Isabel, em terceiro, e equipe Du Sol, de Jacareí, que terminou na quarta colocação.