O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto (PMDB), assinou na noite de anteontem o termo de parceria com a Liga Ferrazense de Esportes (LFE), delegando à entidade a organização e a realização das competições esportivas amadoras do município a partir deste ano. A solenidade ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, e contou com a presença do presidente Givam Salviano, o Cabelo, e representantes de 32 times da cidade.
A formalização da parceria é resultado de várias reuniões entre os esportistas e as autoridades da administração municipal. A última delas ocorreu em dezembro no gabinete entre o prefeito Izidro e a diretoria da LFE. "O encontro em dezembro foi decisivo para que hoje (quarta-feira), o nosso projeto se tornasse realidade. Essa parceria é um marco na história da cidade e do futebol amador de Ferraz", avalia Cabelo.
Para o chefe do executivo, os esportistas e toda a população saem vitoriosos com a iniciativa. "Todos têm conhecimento, que eu sempre fui apreciador do esporte e, principalmente, do futebol que é a paixão nacional, mas por meio desta parceria foi dado um passo importante para a melhorar o nível dos times e dos jogadores da nossa cidade e quem ganha com isso é naturalmente a população", destaca Izidro.
De acordo com o documento assinado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer (SMJEL), a Liga Ferrazense de Esportes agora será a responsável em organizar e realizar os campeonatos de futebol da Divisão Especial, 1ª Divisão, 2ª Divisão, Super Copa e Copa Master, além de desenvolver as categorias de base do sub-13, 15, 17 e 19. As edições das Olimpíadas Estudantis das categorias "A", "B" e "C".
Segundo o secretário de Esportes, Fábio Cruz de Sales, o termo de parceria ainda atribui outras responsabilidades à LFE, além da organização e realização das competições. "A Liga também terá de incentivar e cobrar das equipes, a formalização da documentação de cada time, pois se isso não ocorrer a agremiação que não tiver seu estatuto e ser filiada à Liga, ficará impedida de participar dos campeonatos oficiais da cidade", alerta.