São Paulo recebe entre hoje e domingo a terceira e uma última etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação, que será realizada no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. A atleta do paratletismo do Clube Náutico Mogiano, Jaqueline Gonçalves de Oliveira (Classe F 37 e T37), irá disputar a competição nas modalidades natação e atletismo. Nas piscinas, Jaqueline disputará os 100 metros rasos (Classe T37) e os 200 metros rasos (Classe T37). Já no salto em distância a mogiana concorre na Classe F37.
Ela é treinada pela coordenadora paradesportiva do Clube Náutico, Maria de Lourdes da Rocha, a Lurdinha, e os treinadores Fernando Guariento, Bruno Peretti e Mariana Mesquita. Segundo a equipe técnica, o objetivo foi intensificar as cargas de treinamentos para que a paratleta consiga se manter entre os três primeiros colocados, o que dará o direito de Jaqueline pleitear o Bolsa Atleta do ano que vem.
O Circuito Caixa Loterias, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, é o mais importante evento paraolímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo, composto por quatro fases regionais e três nacionais, e tem como objetivos desenvolver as práticas desportivas em todos os estados brasileiros, melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades a atletas de elite e a novos valores.
"Estamos muito ansiosos para esta competição, pois é a última do ano e, pela primeira vez no paratletismo teremos uma mogiana disputando três provas da elite nacional", contou a técnica Lourdinha.
A previsão é de que 615 paratletas das três modalidades participem da competição paraolímpica, que incluirá esportistas do Equador, Islândia, Coreia do Sul, Peru, Venezuela e Chile - todos com foco em alcanaçar índices para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016.