A equipe de beisebol de Suzano, os "Tomateiros", precisaram de muito esforço, mas conquistaram o título inédito da Liga São Paulo de Beisebol (LSPB), ao derrotar na final o Undersogs, time da capital paulista que lutava pelo tricampeonato da competição. A partida terminou em 4 a 1 para os Tomateiros. A final aconteceu em Bom Retiro, no campo do Mie Nishi, no dia 27 de novembro. Para levantar o caneco, o time dirigido pelo treinador Arari Oleinik, disputou quase 30 jogos. A LSPB, disputada em um semestre e que envolve times paulistas, é considerada a competição amadora mais importante da modalidade.
O time se reúne nos finais de semana para os treinamentos, que são realizados no campo da Associação Suzanense de Beisebol e Softbol, no bairro Tijuco Preto. A tradicional equipe de beisebol de Suzano já contou com jogadores que se tornaram profissionais, como o caso de Tiago Da Silva, que atua na Liga Venezuelana de Beseibol pelo Cardinal de Lara e, Paulo Orlando, jogador do Kansas City, que disputa a Major League.
Para Paulo Marchetti, jogador da primeira base dos Tomateiros, a regularidade foi o ponto principal do time nessa longa disputa. "Foram muitos jogos e, sem regularidade e um bom planejamento, não teria como chegar ao título da LSPB. Entramos na disputa com a intenção de fazer o nosso melhor, mas não éramos favoritos. Foi uma surpresa até para nós", confessou Marchetti.
Para ele, sem a organização que a equipe se dispôs a ter, seria impossível sonhar com o título, principalmente se tratando de um esporte amador e pouco praticado no Brasil. "Outros times, principalmente da capital, têm maior facilidade para recrutar jogadores, pois encontram mais atletas que praticam o beisebol. Fora isso, há o problema da questão financeira, já que não recebemos apoio nenhum da prefeitura nem de empresas privadas", disse ele. Para o atleta, o beisebol ainda engatinha em terras tupiniquins, e a mudança deveria começar pelo prórpia Confederação Brasileira de Beisebol (CBB). "Falta apoio e divulgação da modalidade por parte da CBB. A entidade sequer tem uma página no Facebook. O beisebol foi trazido pelos japoneses e, apesar de ter havido um interesse maior por parte da população ao longo dos anos, a modalidade ainda é muito fechada", lamentou.
Desafios e conquistas
Este ano, os Tomateiros ainda irão disputar o torneio Nacional em duas categorias. Pelo Amador-Avançado, as disputas serão nos dias 7 e 8 de novembro e, pela Iniciante, nos dias 21 e 22 de novembro. Desde 2003, o time está em atividade constante, mas antes disso, em 2002, os suzanenses foram vice-campeões brasileiros de beisebol. Em 2005, ficaram na quarta colocação do Estadual. O primeiro título veio em 2013, quando os Tomateiros foram campeões da Copa Sudeste. No ano seguinte, o time conquistou o bi da Copa Sudeste e foi campeão do Nacional.