O Santos fez valer o seu favoritismo e bateu o Figueirense por 3 a 2, na noite de ontem, no estádio do Pacaembu, na capital. No primeiro jogo, o Peixe já havia vencido o adversário, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, por 1 a 0. Com as duas vitórias, a equipe santista se classificou para a semifinal da Copa do Brasil e vai enfrentar o São Paulo para ver quem vai à final. Na outra semifinal do torneio, Palmeiras e Fluminense vão se enfrentar.
Classificado, o Santos agora espera o sorteio para saber data e local do primeiro jogo contra o São Paulo na semifinal. Na próxima segunda-feira, a CBF irá sortear o mando de campo do jogo de ida.
Pela primeira vez três equipes de São Paulo chegam à semifinal do torneio. Desde 1989, quando a competição foi criada, a única edição em que um trio do mesmo Estado esteve nesta etapa da competição foi a de 2006, com Fluminense, Flamengo e Vasco - os rubro-negros foram campeões em cima dos vascaínos.
Ontem, os santistas jogaram desfalcados de três jogadores importantes: Lucas Lima, Geuvânio e Victor Ferraz, mas contaram com o inspirado Gabriel Barbosa, o Gabigol. Quando o time enfrenta dificuldades no primeiro tempo, o camisa 10 praticamente decidiu o duelo ao abrir o placar e ser o responsável pela assistência do segundo gol, marcado por Marquinhos Gabriel.
O Figueirense diminuiu com o zagueiro Bruno Alves na primeira etapa, mas o Santos marcou o terceiro com Neto Berola, que entrou no segundo tempo e fez o gol em seu primeiro toque na bola. No finalzinho, Carlos Alberto ainda diminuiu, mas nem os jogadores do Figueirense comemoraram.
Neste ano, o Santos já venceu o São Paulo, adversário da semifinal da Copa BR, duas vezes: 2 a 1 na semifinal do Campeonato Paulista e 3 a 0 no Campeonato Brasileiro, ambos os jogos foram disputados na Vila Belmiro. No Morumbi, o tricolor paulista venceu por 3 a 2, no 1º turno do Brasileirão.
No próximo domingo, o Santos volta a pensar no Campeonato Brasileiro, buscando entrar no G4, e encara o Fluminense, na Vila Belmiro.