No próximo dia 18 de outubro, os amantes de corridas de rua da região terão a oportunidade de praticar esporte e, ao mesmo tempo, ajudar quem precisa , em um nobre gesto de solidariedade. Nesta data, a cidade de Itaquaquecetuba vai receber a IV Corrida Casa da Criança, promovida e organizada pela rede de calçados FlexPé Sport em parceria com o Grupo Mogi News, por meio do jornal Diário do Alto Tietê (DAT).
Parte do valor de cada inscrição será revertivo para a entidade que atua em Itaquaquecetuba há mais de seis décadas no amparo a crianças e adolescentes do sexo feminino, vítimas de maus tratos e abusos físicos e psicológicos.
A entidade nasceu em 1949, a partir de um sonho de Dona Zenaide de Souza Lima. Com o intuito de construir uma casa onde crianças carentes ou abandonadas pudessem encontrar um lar, mesmo que temporário, Dona Zenaide reuniu parentes e amigos, residentes na capital e no município de Itaquaquecetuba na época, para dar início na organização de uma pequena creche.
Atualmente, a Casa da Criança é uma instituição civil, sem fins lucrativos, que atua com meninas - crianças e adolescentes - em situação de risco, em programa especial de atendimento de acolhimento institucional.
A entidade oferece a essas jovens um lar em regime temporário, com assistência aos cuidados básicos alimentares, de higiene, saúde, educacional, recreativa, cultural, esportiva e profissional.
Projetos
Como forma de se manter, a entidade realiza diversos e diferentes projetos, tentando atingir vários segmentos da sociedade. Um desses projetos é o 'Bazar Itinerante', que tem a finalidade de custear parte das despesas da Organização e de difundir o conceito de sustentabilidade.
Outro plano é o projeto 'Construindo Sonhos', que tem como objetivo a reforma e construção das novas instalações do abrigo da Casa da Criança, garantindo conforto e segurança para os acolhidos. Para que este projeto obtenha sucesso, a entidade busca parcerias com empresas e pessoas físicas.
Projeto como o 'Jogue Limpo' e 'Nossos Laços' são mais exemplos de planos de sustentabilidade da Casa da Criança. O primeiro tem o objetivo de coletar e destinar adequadamente os resíduos de óleo de cozinha para que sejam vendidos e utilizados na produção de biodiesel, ração animal e produtos de limpeza, apresentando soluções ambientais adequadas para o tratamento do resíduo. Já o 'Nosso Laços', visa o resgate dos vínculos familiares e comunitários, por meio do serviço técnico da entidade em atividades educacionais, culturais e passeios em locais da Cidade.