Mais uma vez Mogi das Cruzes sediará a primeira etapa da Liga Sul-Americana de Basquete, nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro. As equipes que disputarão esta fase aqui na cidade devem ser divulgadas até o final da semana. A decisão foi confirmada pela diretoria do Mogi das Cruzes/Helbor e por membros da Associação de Basquete Sul-Americana (Abasu), na manhã de ontem.
Um fator importante que pesou na decisão para que a primeira etapa da competição fosse sediada na cidade foi a questão da logística. A Abasu está organizando a disputa da Copa Intercontinental entre Bauru e Real Madrid, em São Paulo, nos dias 25 e 27 deste mês, e viu na proximidade de Mogi das Cruzes com a capital uma possibilidade de redução de custos. "É muito importante realizarmos mais uma vez a primeira etapa da Sul-Americana em Mogi das Cruzes. Mostra que a cidade tem uma estrutura boa para receber a competição. Não podíamos deixar de aproveitar essa oportunidade, já que a final da Copa Intercontinental será no Ibirapuera. A questão da logística será simplificada. Além disso, os custos serão menores", explica o secretário municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Mogi, Nilo Guimarães.
A Liga Sul-Americana será disputada por 16 equipes. A etapa de Mogi das Cruzes contará com outras três equipes (a serem definidas), além do Mogi das Cruzes/Helbor, time da casa. As outras equipes brasileiras que também disputarão a competição são Brasília e Franca. No ano passado, o Mogi conquistou o vice-campeonato da Sul-Americana e sediou duas fases da disputa.