Depois de mais de 40 dias sem atividades, aos poucos o elenco do Mogi/Helbor vai retomando as atividades visando a temporada 2015/16, que nos dois primeiros dias foram comandadas pelo preparador físico da equipe, Eric Ruiz.
Anteontem, os atletas realizaram apenas testes que mediram peso, envergadura, porcentagem de gordura, entre outras avaliações, além de arremessos. Já ontem, o nível de esforço aumentou, e os sete atletas que se reapresentaram (Elinho, Shamell, Guilherme Filipin, Jimmy, Paulão, Lucas Mariano e Vitinho), realizaram atividades para aferir a impulsão e velocidade.   "Realizamos testes de velocidade e agilidade, de salto vertical, uma sequência de dez tiros, voltado para a capacidade anaeróbica, e também o teste de VO2 máximo (volume máximo de oxigênio que o corpo consegue "pegar" do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos através do sistema cardiovascular e usar na produção de energia). O importante é que todos voltaram bem das férias e poderão iniciar as atividades visando o Campeonato Paulista, que começa em duas semanas", disse Ruiz. 
Não participaram das atividades o armador Larry e o pivô Gerson - ambos estão defendendo a seleção brasileira no Pan-Americano de Toronto e na Universíade da Coréia do Sul, respectivamente -; o ala Tyrone, o pivô Wagner e o técnico Paco García. Os três últimos devem retornar ao time no início da próxima semana.
Mas, apesar do início da pré-temporada ser voltado, na grande maioria, à treinamentos físicos, os atletas não viam a hora das férias chegarem ao fim. Caso do ala Shamell, cestinha da última edição do Novo Basquete Brasil (NBB). "Estava com saudades e ansioso para voltar a trabalhar. Amo muito o que faço, não dá para ficar muito tempo parado. Nosso time está muito forte e foi montado para ganhar", disse o confiante camisa 24 do Mogi/Helbor.
Estadual
O primeiro desafio dos mogianos na temporada 2015/16 será o Campeonato Paulista, que está agendado para começar no dia 25. No Estadual, Mogi está na Chave  A, junto com Pinheiros, Paulistano, Liga Sorocabana, Jacareí e São José dos Campos. A tabela ainda não foi divulgada pela Federação Paulista de Basquete (FPB).