A atração da noite de hoje do Festival de Inverno Serra do Itapety traz uma mistura atraente para os apreciadores de arte. No palco do Teatro Vasques, às 20 horas, os artistas do programa Ópera Curta vão unir teatro e música. O espetáculo é uma adaptação da ópera "O Barbeiro de Sevilha". O Vasques fica na rua Dr. Côrrea, 515, largo do Carmo, Mogi. A entrada é gratuita e a classificação indicativa de 12 anos. Os interessados devem comparecer ao local com uma hora de antecedência para a retirada do ingresso.
Ópera Curta é um grupo teatral desenvolvido pelo governo estadual por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Formado por Cleber Papa e Rosana Caramaschi, e sob direção musical do maestro Luís Gustavo Petri, o programa completa sete anos em 2015. "O Ópera Curta surgiu de um sonho meu e da Rosana de popularizar a ópera, criando um formato de peça teatral que unisse a interpretação e o canto. A mistura dessas duas linguagens não é algo fácil e exige uma preparação delicada, na qual cantores líricos são preparados para a atuação. A peça é toda cantada" explica Cleber.
O espetáculo "O Barbeiro de Sevilha" resgata os personagens originais da ópera cômica "Le Barbier de Séville", do dramaturgo francês Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais, representada pela primeira vez em 1775. "Nós escolhemos esta ópera por ser uma comédia. Será a primeira vez que o grupo apresenta uma peça com o gênero cômico do início ao fim. O processo de produção foi bem rigoroso e levou cerca de um ano, em que foi reescrito todo o arranjo musical para uma câmara composta por violino, violoncelo, flauta, percussão e piano. A ideia é que todos que assistirem a peça tenham a sensação de uma orquestra" completa o artista.
Enredo
A história da ópera gira em torno do Conde de Almaviva, que se apaixona à primeira vista por Rosina no Passeio do Prado, em Madri (Espanha). Ao perceber as intenções do Conde, o tutor da jovem, Doutor Bartolo, muda-se com ela para Sevilha. Para não se afastar da amada, Almaviva cria um disfarce para se aproximar da garota, se tornando Lindoro, um jovem estudante. A peça tem a participação de cerca de 25 artistas da companhia, e será a quinta apresentação do grupo em Mogi das Cruzes.