Ex-vereador e atual vice-prefeito de Suzano, Walmir Pinto (PV) quer ter a oportunidade de administrar a cidade pela primeira vez. Para isso decidiu lançar sua candidatura a prefeito, tendo como vice o publicitário Tarcísio Boaventura (Pc do B). O político, que representa a Federação Brasil da Esperança, composta pelo PV, PT e Pc do B, reforça a experiência, a coragem e o compromisso como marcas de sua trajetória política.

Entre suas principais bandeiras está o uso da tecnologia e da inovação para que Suzano se torne uma cidade conectada e sustentável. “Vamos levar a Suzano para o futuro, utilizando tecnologias avançadas que tornarão nossa gestão urbana mais eficiente, conectada e inovadora. Imagine uma cidade onde cada serviço funciona de forma integrada, facilitando o dia a dia de todos”, destacou.

Segundo Walmir, um município humanizado começa com o investimento em educação de qualidade para todos. “Vamos trabalhar na implantação de programas que garantam acesso à educação para quem mais precisa, especialmente jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Vamos investir pesado na formação de cidadãos conscientes e preparados para construir um futuro melhor. Afinal, só a educação pode transformar o nosso amanhã”, finalizou.

Perfil 

Walmir Pinto 

Nascido em 1961, Walmir Pinto vem de uma família de quatro irmãos. Nasceu e passou parte da infância na rua Benjamin Constant, região central de Suzano. Seus familiares foram os primeiros a residirem no Parque Maria Helena, no Distrito de Boa Vista.

Estudou em escolas estaduais da cidade. É formado em Jornalismo, pela Universidade Braz Cubas (UBC); em Artes Cênicas, pela Escola Proscênio de Teatro, (SP); e em Gestão Pública de Cultura, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

Disputou sua primeira eleição em 1992, conquistando a primeira suplência de vereador. Em 1995, assumiu temporariamente uma cadeira na Câmara de Suzano, substituindo José Cândido. 

Como secretário de Cultura (entre 200 e 2012), foi o primeiro artista a comandar a pasta na história de Suzano. Foi também idealizador da Festa Nordestina. Nas eleições de 2012, foi um dos vereadores mais votados da cidade. Em 2016, foi eleito vice-prefeito junto com Rodrigo Ashiuchi, com 82.912 votos. Em 2020, foi reeleito vice-prefeito no primeiro turno, com 110.001 votos.

Tarcísio Boaventura

Tarcísio Boaventura, 35 anos, nasceu em São Paulo e mudou-se para Suzano, no Jardim Altinópolis, aos 8 anos de idade. É formado em Comunicação Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e atualmente trabalha como publicitário. É casado com Renata Rosa, com quem tem uma filha. Estudou em escolas públicas da cidade onde iniciou sua trajetória política como presidente do grêmio estudantil. Foi secretário Geral da União Municipal dos Estudantes de Suzano (UMES Suzano) na gestão que liderou a maior mobilização em defesa do Passe Livre Estudantil na cidade, conquista efetivada anos depois.

Foi presidente estadual da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES SP), onde dirigiu a luta em defesa dos 10% do PIB para a educação, e foi presidente estadual da UJS no Estado. Foi assessor parlamentar e atualmente é assessor político da deputada estadual Leci Brandão. Compõem a direção estadual do PC do B, partido no qual é filiado desde os 16 anos e é coordenador do partido na Macro Região do Alto Tietê.

 

Propostas

SAÚDE 

Ampliação do Programa Saúde da Família: expandir a cobertura do PSF para todas as regiões de Suzano, 

Implantação da Van da Saúde: Disponibilizar exames, coletas, serviços odontológicos e atendimento clínico em bairros distantes das UBS. 

Implantação de Serviço Odontológico nas Escolas: iniciar serviços odontológicos regulares nas escolas públicas. 

Programa de Saúde Mental nas Escolas (CAPS): introduzir psicólogos, yoga e meditação no ambiente escolar.

EDUCAÇÃO 

Universalização da Educação Infantil: garantir vagas em creches e préescolas para todas as crianças de 0 a 5 anos. 

Criar a Casa da Educação: espaço para a formação continuada dos profissionais da Educação. 3. Parcerias Público-Privadas na Educação: estabelecer parcerias entre o setor público, empresas, organizações da sociedade civil e religiosas, para enriquecer o sistema educacional com recursos adicionais e experiências práticas. 

Inclusão Digital: garantir a entrega de tablets para toda a rede municipal. 

Educação Ambiental para toda a rede Municipal integrada com a Pasta do Meio Ambiente. 

Educação Financeira e Empreendedorismo: integrar a educação financeira e o empreendedorismo no currículo escolar municipal. 

Educação para a saúde e o bem-Estar: incluir programas educacionais que promovam a saúde mental, emocional e física, bem como práticas de Yoga, artes, caminhadas e Pedaladas, com a doação de bicicletas para toda rede municipal. 

Construção de novas creches, CEUs e EUs, bem como parcerias com entidades privadas. 

SEGURANÇA PÚBLICA

Implantação de luz de Led em toda cidade 

Expandir na cidade através da Polícia Comunitária o Programa Vizinhança Solidária. 

Ampliar o número de câmeras na cidade através de contrapartidas do Empreendimentos Imobiliários. 

Criar a Segurança de Quarteirão (Parceria com GCM/PM e empresários), principalmente dos empreendimentos imobiliários para rondas permanentes em escolas, UBS e moradias. 

Rever estatuto da GCM. Aumentar efetivo, atualizar Plano de Carreira, priorizando cargos e salários. 

Investir em novos equipamentos, estrutura e tecnologia, na Central de Inteligência. 

MOBILIDADE URBANA 

Implantar um sistema cicloviário no município como alternativa aos veículos automotores, 100 km de ciclofaixas;

Alterar a matriz energética dos veículos de transporte coletivo; 

Revisão do trajeto de Vans e Ônibus: otimizar o transporte público no centro da cidade. 4. 

Revisão do trânsito na Av. João Batista Fitipaldi: Reorganizar o tráfego para melhorar o fluxo de veículos. Ampliar a ponte do Rio Tietê. 

GERAÇÃO DE EMPREGO 

Criação de um shopping no Parque Maria Helena: Incentivar a construção de um shopping com acesso à estação de trem e ao terminal rodoviário. 

Implantação de coworking no Parque Max Feffer e Mirante do Sesc.

Criação da rota turística: Desenvolver uma rota turística que valorize as belezas naturais e culturais de Suzano, sentido Magic City, Palmeiras e Região. 

Incentivo ao comércio e indústria para uso energia solar.

Incentivo à criação de novas empresas: Fomentar o empreendedorismo local. 

Polo de Inovação e Tecnologia: Concentrar recursos humanos, laboratórios e equipamentos que têm como resultado a criação de novos processos, produtos e serviços industriais.

Fomentar incubadoras para abrigar as firmas nascentes.

Agregar parque tecnológico.

Instituir entidade coordenadora do polo, concebida para facilitar a integração universidade-empresa e para gerenciar o uso das facilidades no polo. 

HABITAÇÃO 

Realizar obras de contenção de encostas e drenagem nas áreas já identificadas como de risco geotécnico e de inundação, garantindo a posse da terra aos moradores; 

Implantação de lotes urbanizados para a população de baixa renda como alternativa habitacional aos moradores de área de risco geotécnico e de inundação; 

Elaborar um Plano Local de Habitação de Interesse Social e um Plano Municipal para Emergência Climática, onde sejam apontadas soluções efetivas para o município. Implantar o Programa “Minha Casa, Minha Vida” e regularização Fundiária.