A Reeducação Postural Global (RPG) é um importante tratamento para combater a postura sedentária, comum principalmente nesta época de prolongada pandemia de covid-19. Não apenas para quem trabalha, seja em casa ou presencialmente em uma empresa, como para crianças e adolescentes que tiveram as atividades suspensas por um longo período.
De acordo com o fisioterapeuta Laércio Buani, do Instituto Dr. Postura, vem crescendo o interesse pelo RPG, não apenas pela divulgação, mas, principalmente, pelos resultados obtidos. "O alinhamento da postura no RPG é feito na mesa. Os alongamentos de solo dependem do profissional e da sua atualização. Por isso que as pessoas têm sentido muitas melhoras e a procura vem crescendo muito", explica.
Desde o final da faculdade, em 1975, pela PUC, o dr. Buani vem se especializando no método, desenvolvido pela francesa Françoise Méziéres. Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como tema vícios posturais. De acordo com o especialista, os benefícios incluem o alívio de dores e da tensão muscular, o fortalecimento da musculatura e a reeducação postural.
Mais jovens
O fisioterapeuta, que foca seu trabalho em crianças e adolescentes, conta que desmembrou o RPG em duas partes: a parte corretiva, indicada para pacientes de até 18 anos, e a reeducação. Segundo o especialista, seu objetivo ao desmembrar o método criado na França é trabalhar enquanto ocorre o desenvolvimento ósseo e muscular com a Correção Postural Hoje (CPH). Por outro lado, a Reeducação Postural Hoje (RPH), indicada para pessoas acima de 18, são os alongamentos para pacientes.
Com a indicação precoce da fisioterapia para pacientes de até 18 anos, como explica o dr. Buani, é possível corrigir vícios posturais, que são a hiperlordose cervical e lombar, a hipercifose torácica e a escoliose. O especialista planeja atuar em escolas, tanto públicas quanto particulares, e com a Cartilha Postural, fazer a correção em crianças e jovens. Para ele, "ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos recomeçar hoje a reeducação postural do corpo para lembrar amanhã".
A má postura pode causar dor, tensão muscular, incapacidade funcional e até mesmo o afastamento do trabalho, como alerta o fisioterapeuta. "A pessoa procura um especialista quando tem dor ou algum outro sintoma postural como hérnia de disco e outras patologias. Normalmente é o ortopedista que faz o primeiro atendimento. Ele passa medicamentos e encaminha para fisioterapia para o tratamento complementar", destaca.
Alongamento
O dr. Buani explica que sempre que uma pessoa se mantém em uma postura sedentária por muito tempo, agrava toda a postura. Ele recomenda alguns alongamentos para serem feitos em casa, como manter a ergonomia na poltrona, e no computador, e fazer a flexão dos dedos, apertando uma esponja de cozinha por 10 vezes.
Outras dicas de alongamento do fisioterapeuta do Instituto Dr. Postura é na extensão dos dedos, estender um braço com a palma da mão para cima e com a outra mão fazer a flexão dos dedos para trás. Também é recomendado o exercício respiratório sentado, que deve ser repetido várias vezes: inspire pelo nariz, conte até 3 e depois solte o ar devagar pela boca. No banho, apoie as mãos no lavatório, agache e levante por dez vezes.
Estas e outras dicas de postura e alongamento estão na Cartilha Postural, preparada pelo Dr. Buani. Mais informações sobre o Instituto Dr. Postura, que oferece tratamentos em Acupuntura, Alongamento, RPG, Eletro-estimulação e Pilates, pelos telefones (11) 96842-9550 e (11) 4799-5025.